MULHERES
17/04/2019 07:56 -03

Por que você tem dor de cabeça quando está menstruada

Como fazer para prevenir ou aliviar a dor.

Se você sofre de enxaqueca ou “apenas” uma dor de cabeça lancinante de vez em quando, sabe como pode ser difícil suportar essa dor latejante. E, no caso de algumas mulheres, há uma época específica do mês em que podem prever que terão esse problema.

Como se não bastassem as cólicas, o mau humor e os desejos agudos deste ou aquele alimento, as mulheres que sofrem de enxaquecas correm risco 71% maior de ter um ataque de enxaqueca durante a menstruação ou nos 2 dias anteriores.

E as pessoas que costumam ter enxaqueca não são as únicas a encarar dores de cabeça durante o ciclo menstrual. Segundo Jolene Brighten, especialista hormonal e autora de Beyond the Pill, “as mulheres podem sofrer dores de cabeça hormonais não relacionadas a enxaquecas antes da menstruação”.

Westend61 via Getty Images
Entenda por que você tem dor de cabeça durante o período menstrual.

Infelizmente, essas dores de cabeça associadas à menstruação são um fato da vida para algumas mulheres. Mas será que somos obrigadas a aceitá-las como normais?

Não necessariamente.

Entender por que algo ocorre muitas vezes é o primeiro passo em direção a resolver o problema. A psiquiatra e especialista em saúde feminina Ellen Vora disse ao HuffPost que não há necessariamente uma explicação simples do porquê de sua cabeça doer na época de sua menstruação, mas que os maiores culpados são os hormônios.

“Uma das maiores razões é que as alterações hormonais têm impacto sobre tudo, incluindo a constrição ou dilatação dos vasos sanguíneos, algo que pode afetar a cefaleia”, disse.

Brighten explicou que o estrogênio, em especial, exerce um impacto enorme sobre as dores de cabeça menstruais. “Dores de cabeça podem ser desencadeadas pelo excesso de estrogênio na fase luteínica – as semanas que antecedem a menstruação – ou por uma queda no nível de estrogênio, que desencadeia a menstruação”, ela disse.

Como prevenir ou tratar dores de cabeça menstruais

PeopleImages via Getty Images

Não há garantia de que você consiga evitar aquelas dores de cabeça desagradáveis na menstruação, mas existem medidas preventivas a tomar ao longo do mês que podem ajudar.

A sugestão de Brighton é fazer algumas modificações simples em sua alimentação e nos suplementos que você toma. Alimentos ricos em magnésio – pense em folhas verdes, nozes, castanhas e abacate – podem “ajudar a reduzir a frequência e gravidade das dores de cabeça”, ela disse.

Vora concordou com a dica sobre magnésio, destacando que, quando a mulher apresenta uma deficiência de magnésio, os sintomas ligados à menstruação costumam ser muito piores. “Durante a menstruação, o corpo precisa de mais magnésio, devido às contrações uterinas”, explicou. “Estas acabam sugando magnésio do resto do corpo, e isso pode gerar tensão muscular. A tensão nos músculos do pescoço e nos pequenos músculos da testa, têmporas e couro cabeludo é um fator que comumente contribui para a dor de cabeça.”

Outra recomendação de Vora é a prática de exercício físico. Seu favorito pessoal é o pilates. Como as dores de cabeça podem ser geradas por tensão muscular, qualquer exercício que fortaleça o core e melhore a postura pode ajudar bastante.

“E não esqueça de se exercitar para reduzir seu estresse geral”, disse, acrescentando que algumas pessoas consideram a acupuntura útil para isso. Você também pode experimentar outras técnicas de redução do estresse, como ler, fazer uma caminhada, conversar com uma amiga ou qualquer coisa que funcione bem para você.

É claro que às vezes nem mesmo as melhores medidas preventivas funcionam, e você acaba com uma dor de cabeça altamente desagradável quando está menstruada. Não há mal nenhum em tomar analgésicos, como o ibuprofeno, de vez em quando, desde que você não exagere. Brighten disse que há algumas outras soluções naturais que também funcionam bem.

“Pode parecer óbvio, mas manter-se bem hidratada e dormir o suficiente pode ajudar a prevenir dores de cabeça”, disse. “O gengibre também já mostrou ser eficaz, assim como anti-inflamatórios não esteroides vendidos sem receita médica. Algumas mulheres também se beneficiam da aplicação de compressas quentes ou frias.”

Se seu problema são as enxaquecas, existem analgésicos específicos para elas e até medicamentos preventivos que você pode tomar regularmente. E, segundo a National Migraine Foundation, ou fundação nacional de combate à enxaqueca, há outros hábitos regulares que podem ajudar bastante: praticar exercício físico regularmente, alimentar-se em horários regulares, dormir o suficiente e reduzir seu estresse.

Michelle Cady, coach de saúde em Nova York e autora de Self-Care in the City, contou que tem clientes que se queixam sempre de dores de cabeça menstruais. Ela também recomenda que elas procurem consumir mais magnésio na alimentação, e isso pode ser fácil para quem gosta de chocolate.

“O chocolate meio-amargo é uma ótima fonte de magnésio, que eu chamo de o mineral naturalmente desestressante”, ela disse. “Na dúvida, vá dormir mais cedo, coma um chocolate amargo ou meio-amargo, aconchegue-se num quarto escuro e deixe seu corpo descansar.”

São prescrições que valem a pena ser seguidas.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.