MULHERES
05/04/2020 13:23 -03 | Atualizado 07/04/2020 19:35 -03

Do natural à 'montação': Iza, Taís Araújo e outras topam desafio viral na quarentena

"Black girl magic" que chama? ✊🏾

Em tempos de coronavírus, home office, e isolamento social, pijamas e roupas básicas e confortáveis saíram do armário de muita gente. Mas ao mesmo tempo, a vontade de “se montar” ainda permanece. Para matar a saudade, Iza, Taís Araújo, Majur, Liniker e outras mulheres negras, toparam um desafio.

Batizado de “Don’t Rush Challenge”, ele surgiu no Tik Tok, aplicativo de vídeos popular entre jovens e funciona de forma simples e bem divertida: um grupo de amigos faz uma sequência de cenas em que aparecem do jeito mais natural possível e, em uma transição do vídeo, surgem com um look completo.

Reprodução/Instagram/Tik Tok
O "antes" e "depois" de Iza no Don't Rush Challenge protagonizado por ela.

O desafio se tornou viral dos Estados Unidos, mas, claro, chegou ao Brasil. Tanto lá, quanto por aqui, ele se tornou uma ferramenta para exaltar a beleza fora dos padrões eurocêntricos, que é desvalorizada pela sociedade.

E foi com essa intenção que Iza reuniu um time de peso: Taís Araújo, Karol Conka, Liniker, Majur, MC Sofia e outras famosas toparam o desafio. No vídeo, em apenas um segundo, a roupa confortável dá lugar à uma produção e tanto. A publicação fez tanto sucesso que já foi vista por 2 milhões de pessoas.

Assista ao vídeo:

 

Já são várias edições do desafio. Uma outra edição exalta as mulheres negras e suas profissões. “Quando você anda na rua e vê uma mulher preta o que passa na sua cabeça?”, questiona a influenciadora digital Ju Cizar.

“Minha avó foi lavadeira a vida toda, nunca aprendeu a ler e nem a escrever e pra mim mesmo assim ela é um exemplo ,pois, teve sete filhos ,todos formados e muito bem encaminhados”, escreve. É justamente sua avó que abre o vídeo.

Um outro vídeo no mesmo estilo que ganhou popularidade no Brasil é protagonizado por mulheres gordas. Para diferenciar, ele foi batizado de “Grandes Gostosas Challenge”. Assista:

O vídeo inicialmente foi publicado no perfil da modelo Bia Gremon, que disse ter se inspirado em publicações da modelo norte-americana Naomie Chaput - e definitivamente se tornou uma forma de tornar a quarentena mais animada.

“Quis recriar isso com pessoas diversas e gordas. Pessoa gorda, você poder tudo. Ser drag, ser ícone da moda, ser modelo e o que você quiser”, escreveu Gremon ao publicar o vídeo no Instagram.

E quem achou que as drag queens ficariam de fora, se enganou. “O que você e suas amigas estão fazendo durante a quarentena?”, pergunta a drag queen Kaya Conky, ao publicar um dos vídeos mais divertidos do desafio.

 

 

E teve também o #TransChallenge. O homem trans e youtuber Lucca Najar convidou outros amigos para participar do vídeo. Eis o resultado: