ENTRETENIMENTO
16/05/2019 11:41 -03 | Atualizado 16/05/2019 11:50 -03

'Divino Amor': É difícil não se empolgar com o trailer do novo filme de Gabriel Mascaro

Longa se passa no Brasil de 2027, um país que se transformou em uma teocracia evangélica.

 

Lançado na mostra competitiva do Festival de Sundance em janeiro passado, Divino Amor, novo longa do diretor pernambucano Gabriel Mascaro (Boi Neon) ganhou seu primeiro trailer nesta semana. E ele é surpreendente.

O longa se passa no Brasil de 2027, que se transformou em uma teocracia evangélica. Nessa realidade, Joana (Dira Paes), uma mulher profundamente religiosa, é escrivã de cartório e usa sua posição no trabalho para tentar salvar casais que chegam para se divorciar. Enquanto espera por um sinal em reconhecimento pelos seus esforços, ela é confrontada com uma crise no seu próprio casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus.

Mesmo com apenas 1 minuto e meio, o trailer já entrega a forte carga de crítica social do filme. Tudo embalado em um estilo retrô futurista com fortes ligações com o Brasil atual e os rumos socioeconômicos e culturais indicados pelo atual governo.  

Após sua exibição em Sundance, o longa recebeu críticas positivas de veículos americanos especializados. A revista Variety, por exemplo, escreveu: “Mascaro está segurando um espelho assustador do presente político do seu país.”. Já o crítico do site Indiewire afirmou que o filme ”é um questionamento cinematográfico profundo sobre a natureza da alma conflituosa do País”. 

Esse visual cheio de cores fortes não vem por acaso.

Além de guardar semelhanças estéticas com Boi Neon, Divino Amor tem direção de fotografia do mexicano Diego Garcia, que também assina a fotografia do filme anterior de Mascaro e de obras de diretores como o tailandês Apichatpong Weerasethakul (Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas) e o dinamarquês Nicolas Winding Refn (Drive e Demônio de Neon). 

Coprodução entre Brasil, Uruguai, Chile e Dinamarca, Divino Amor é estrelado por Dira Paes e também traz em seu elenco: Emílio de Melo (indicado ao Emmy pela série Psi, da HBO), Julio Machado (Joaquim), Thalita Carauta (O Lobo Atrás da Porta), Mariana Nunes (da série Carcereiros), Teca Pereira (Duas Caras) e Tuna Duek (Meu Amigo Hindu).

O longa tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros no dia 15 de agosto.