COMIDA
22/03/2019 11:59 -03 | Atualizado 22/03/2019 14:34 -03

1 em cada 3 pessoas quer alimentar seu animal com dieta vegana

Afinal, dieta vegana faz bem para seu animal?

O veganismo é um estilo de vida adotado por cada vez mais pessoas. Agora, donos de pet pensam em levar esta dieta para seus animais. 

Um estudo conduzido por pesquisadores da University of Guelph e publicado no periódico Plos Onefeito, com cerca de 3,6 mil donos de gatos e cachorros de diferentes regiões do mundo, revelou que 35% têm interesse em adotar uma dieta vegana para seus pets.

Dentro do grupo de pessoas veganos, 27% dos entrevistados disseram que já baniram do cardápio do seu pet o consumo de alimentos de origem animal. 

No total, cerca de 55% dos donos de pet afirmaram que, até em um certo grau, gostaria de tornar a dieta de seus animais mais saudável. 

Autora do estudo, a veterinária canadense Sarah Dodd, afirmou ao The Independent que ficou surpresa com o número de donos que já dão aos seus animais alimentos exclusivamente veganos. “Aquela porcentagem de 27% [entre os donos veganos] pode parecer um número pequeno, mas quando você pensa em quantos animais estão envolvidos, é enorme. E é um número bem maior do que eu esperava”, contou. 

O estudo também indica uma tendência entre os donos de pet, que cada vez mais se preocupam com a alimentação dos seus animais. “Pessoas têm ouvido como as dietas veganas estão ligadas a um menor risco de câncer e outros benefícios para a saúde humana. Também há um aumento da preocupação com o impacto para o meio ambiente.”

A veterinária alerta, porém, que ainda não há muitos estudos que comprovem que uma alimentação vegana signifique mais saúde para animais de estimação.

Dieta vegana é saudável para seu animal?

Kira-Yan via Getty Images

Segundo especialistas, uma dieta vegetariana balanceada é possível, mas não para todos os animais de estimação. 

A ABHV (Associação Brasileira de Hospitais Veterinários) informou que, como os cães são onívoros e comem uma enorme variedade de alimentos, eles podem se adaptar a uma dieta vegetariana balanceada.

“Cães e gatos vivem na companhia dos seus tutores e não é estranho que comam vegetais e frutas, mas a decisão por uma dieta totalmente vegana deve ser acompanhada e orientada por um médico veterinário ou nutrólogo animal para a manutenção de uma vida saudável”, informou a nota assinada pela veterinária Tatiana Machado Calamita, diretora clínica do Hospital Veterinário Animaniac’s e conselheira fiscal da ABHV.

Mas a história é totalmente diferente com gatos. Segundo a RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals), associação inglesa promove o bem-estar dos animais, os gatos são “estritamente carnívoros” e dependem de nutrientes específicos encontrados em carnes, como a taurina, vitamina A e ácido araquidônico. 

“Estamos atentos sobre dietas veganas e vegetarianas para os animais que chegaram a pouco tempo no mercado”, informou a associação inglesa. “Mas não vemos nenhum estudo que comprove os benefícios a longo prazo. Nós gostaríamos de ver mais evidências científicas sobre os efeitos sobre estas dietas específicas.”

A veterinária brasileira Tatiana Calamita ainda considera que ser vegano é uma opção e filosofia de vida do tutor “e não do pet”. 

Certamente, se oferecido uma alimentação com carne ou frango e outra vegana para um cão ou um gato, eles irão preferir a dieta com proteína animal.