COMPORTAMENTO
19/01/2019 00:00 -02

10 dicas de como parar de desperdiçar tanta coisa em 2019

Como viver uma vida mais sustentável este ano — e para sempre.

Voyagerix via Getty Images

Como fazer para desperdiçar menos?

Se essa pergunta não sai de sua cabeça, saiba que você não é o único a se preocupar com isso. Talvez 2018 tenha sido o ano em que soubemos que equipamentos de pesca abandonados matam milhões de animais marinhos, que os canudinhos de plástico viraram uma questão política e que nós, humanos, estamos excretando plástico em nossas fezes.

Diante disso, não surpreende que muitos de nós estejamos refletindo sobre como nosso estilo de vida afeta o mundo.

Existem muitas maneiras fáceis de reduzir os impactos que deixamos no meio ambiente sem pesar em nossas finanças – desde alternativas sustentáveis ao papel toalha até substituir saquinhos plásticos de uso único por sacolas reutilizáveis.

Para ajudá-lo nesse esforço, apresentamos 10 maneiras mais fáceis e baratas de reduzir nosso desperdício de materiais em várias áreas, desde a cozinha até o banheiro.

1. Troque o papel toalha por alternativas reutilizáveis.

Food52

Uma maneira fácil de reduzir o desperdício em sua vida é abandonar o papel toalha em favor de alternativas reutilizáveis, como toalhas de pano. Faça um estoque de panos de limpeza de microfibra para usar no seu dia-a-dia para tudo, desde secar as mãos até enxugar líquidos derramados. Em lugar das toalhas de papel, use estas touquinhas feitas de algodão ou linho para cobrir suas tigelas, para proteger suas sobras de comida, massa de pão ou bolo ou alimentos diversos. 

Veja aqui uma lista completa de alternativas às toalhas de papel.

2. Abandone os saquinhos e sacolas de plástico de uma vez por todas.

Amazon

Sacolas plásticas são uma solução conveniente quando você está na padaria ou no supermercado e esqueceu sua sacola reutilizável em casa. Entendemos, é claro. Mas todos nós sabemos que o plástico é altamente prejudicial ao meio ambiente.

Por sorte, hoje existem inúmeras alternativas inovadoras para tomar o lugar dos invólucros ou sacolas de plástico. Desde uma película à base de cera de abelhas que pode ser usada para envolver queijo, frutas, verduras e pão, até saquinhos de silicone reutilizáveis para frutas, legumes e até mesmo líquidos, não faltam opções para você abandonar de uma vez por todas os saquinhos e sacolas de plástico em sua cozinha. 

Confira aqui nossa lista completa de alternativas aos saquinhos de plástico.

3. Pare de colocar restos de comida na lata de lixo.

Food52

Se seu objetivo este ano é desperdiçar menos, um primeiro passo facílimo e que custa pouco é começar a recolher os restos de comida em sua casa para depois serem transferidos para uma composteira. Se você tiver lugar para um lixinho em sua cozinha destinado apenas aos restos de alimentos, existem lixinhos próprios para serem colocados sobre a pia que vão resolver seu problema. Quem vive em espaços pequenos pode preferir uma lata de lixo que já venha embutida no seu armário de cozinha. Mas nem todas os lixinhos para composto são iguais. Quem curte design pode escolher um lixinho para composto superelegante, feito de aço e madeira. As pessoas que se preocupam com mau cheiro talvez prefiram um a lata de aço inoxidável com filtros de carvão.

4. Troque seu chuveiro por um modelo com vazão de água menor.

Tero Vesalainen via Getty Images

O chuveiro é um dos aparelhos que mais gasta água numa casa, depois da máquina de lavar roupa e do vaso sanitário. Uma chuveirada média leva 8,2 minutos, com 8 litros de água gastos por minuto. É muita água desperdiçada descendo pelo ralo. Experimente testar um chuveiro mais econômico e banhos menos longos. 

5. Leve seus próprios pratos e talheres para comer fora de casa.

Amazon

Talvez você almoce uma salada todos os dias no mesmo restaurante. Talvez prefira se arriscar algum delivery do seu local de trabalho. Seja como for, todos aqueles talheres e cumbucas de plástico se acumulam, formando um lixo semanal que poderia ser evitado. Em vez disso, leve sua própria marmita. Depois você lava a marmita e no dia seguinte a leva ao trabalho outra vez. Só não se esqueça de levar seus próprios talheres também. 

6. Congele as sobras de comida antes de estragarem – e lembre-se de consumi-las. 

Amazon

Estima-se que entre 30% e 40% da comida nos Estados Unidos vai parar no lixo. São cerca de 150 mil toneladas diárias de comida desperdiçadas pelos americanos. Uma maneira fácil de não desperdiçar tanto é simplesmente, bem, não desperdiçar comida. Em lugar de guardar sobras de cozidos, legumes e tortas na geladeira, onde podem ficar esquecidos até estragar, guarde-os no freezer. Os saquinhos reutilizáveis de silicone são uma maneira inteligente, fácil e eficaz de guardar alimentos semiprontos, sobras de comida, líquidos, lanches e outros tipos de comida no freezer, prolongando seu tempo de validade. Os saquinhos também podem ir ao microondas, forno, lava-louças e geladeira. 

7. Conserve suas verduras e ervas fresquinhas por mais tempo.

Food52

Se você quer deixar sua cozinha mais sustentável, existem outras maneiras de conservar seu manjericão fresquinho e sua sálvia aromática sem enrolar as ervas em uma toalha de papel umedecida. Os recipientes hermeticamente fechados ventilam suas frutas e verduras por baixo, enquanto a bandeja inferior afasta a umidade dos alimentos, para evitar decomposição. Quem quiser uma alternativa ao plástico pode gostar destes saquinhos feitos de tecido atoalhado orgânico para conservar seus legumes secos e fresquinhos. Há toucas de silicone para alimentos que prolongam a vida das hortaliças, enquanto estes recipientes próprios para ervas vão proteger suas ervas aromáticas e não deixar que murchem de um dia para outro. 

8. Troque o filme plástico por uma alternativa sustentável.

Amazon

O filme plástico é usado para conservar seus alimentos frescos por mais tempo. Mas em vez de envolver seus alimentos em plástico, hoje existem várias outras opções alternativas. Há um filme à base de cera de abelha que pode ser usado para embrulhar sobras de queijo, frutas, legumes e pão, além de “toucas” de linho ou algodão para proteger sobras de comida, massas e hortifrútis. Estas tampas de silicone que esticam podem ser usadas com recipientes de tamanhos diversos. São duráveis e esticam para cobrir sobras de todos os tamanhos em sua geladeira.

9. Para economizar água, instale um sistema de descarga dupla em seu vaso sanitário.

richard johnson via Getty Images

Os novos padrões ditam que cada descarga de vaso sanitário não pode gastar mais de 6 litros de água, mas alguns vasos sanitários mais antigos gastam entre 11 e 26 litros cada vez. Os vasos sanitários de alta eficiência e kits de reparo de descargas para economizar água reduzem o consumo de água em 70%. 

10. Esqueça a secadora de roupas. Deixe suas roupas secarem no varal.

Voyagerix via Getty Images

Nem todo o mundo lava e seca suas roupas da mesma maneira. Na realidade, a secadora de roupa é um aparelho que não é usado universalmente fora dos Estados Unidos. Se você quiser poupar dinheiro e de quebra ver suas roupas agradavelmente perfumadas, pendure sua roupa no varal, em vez de usar a secadora.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.