NOTÍCIAS
13/01/2020 09:41 -03 | Atualizado 13/01/2020 11:51 -03

Datafolha: Evangélicos se aproximam dos católicos e são 30% da população

Mulheres e negros se destacam no segmento religioso e chegam a 69% dos fiéis nas congregações neopentecostais, como Universal do Reino de Deus.

ASSOCIATED PRESS
Oos que se declaram pretos ou pardos são 59% entre evangélicos e 55% entre católicos. Já os brancos, no catolicismo, são 36%, contra 30% na outra religião.  

O número de evangélicos no Brasil tem se aproximado do total de católicos. De acordo com pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira (13), 30% dos brasileiros professam a primeira religião, enquanto 50% optam pela segunda.

Em seguida, aparecem os sem religião (10%), espíritas (3%), adeptos da umbanda, candomblé e outras religiões afro-brasileiras (2%), outras religiões (2%), ateus (1%) e judaica (0,3%).

Quando se compara com os católicos, entre os evangélicos, há uma prevalência de mulherese de negros.

Elas são 58% dos evangélicos. Entre as congregações neopentecostais, que incluem igrejas como a Universal do Reino de Deus e a Renascer em Cristo, a participação feminina alcança 69%. Nas igrejas católicas, o percentual é de 51%, próximo aos 52% de mulheres na população do País.

Quanto à etnia, os que se declaram pretos ou pardos são 59% entre evangélicos e 55% entre católicos. Já os brancos, no catolicismo, são 36%, contra 30% na outra religião.

Apesar de serem maioria, Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, afirma que “boa parte das mulheres e dos negros mantém opiniões divergentes das que predominam nas igrejas”. “São os segmentos mais críticos ao governo Bolsonaro, que tem apoio explícito dos bispos. Para muitos evangélicos, especialmente os mais pobres, a realidade violenta e carente das periferias se sobrepõe às possíveis orientações políticas dos cultos”, disse, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

A pesquisa Datafolha foi feita entre 5 e 6 de dezembro de 2019, com 2.948 entrevistados em 176 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost