NOTÍCIAS
30/11/2019 16:54 -03

Damares desafia Bolsonaro e ministros a ficar 24 horas sem usar redes sociais

"Dá uma olhadinha aqui, gente, já estou tremendo", brinca a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

NurPhoto via Getty Images
"Dá uma olhadinha aqui, gente, já estou tremendo", brinca a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, desafiou o presidente Jair Bolsonaro, a ficar 24 horas sem usar as redes sociais. Em vídeo publicado neste sábado (30) em seu perfil no Twitter, a ex-pastora convoca outros integrantes do governo para um “detox digital” no próximo domingo, 8 de dezembro.

De acordo com a ministra, a ação é parte do programa Reconecte, promovido pela Secretaria Nacional da Família, que integra o ministério comandado por ela. Segundo Damares, serão feitas “inúmeras ações para reconectar as famílias no Brasil” e a data foi escolhida por ser o Dia Nacional da Família.

No vídeo de pouco mais de 2 minutos, a ministra pede o apoio de pastores para divulgar a campanha, assim como de integrantes da Esplanada dos Ministérios. “Queria desafiar alguém para vir junto comigo. Primeiro desafio: presidente Bolsonaro, quero te desafiar. Você e a Michelle [primeira-dama]. E quero desafiar todos os ministros”, afrimou.

Damares diz que seu aparelho celular ficará em uma caixa por 24 horas e brinca com a privação do uso das redes sociais. “Dá uma olhadinha aqui, gente, já estou tremendo”, diz.

Na publicação, Damares chega a responder a um perfil que pergunta “Como vou ficar 24 horas sem chamar petista de vagabundo, ministra?”. “Fica quantas horas você conseguir”, escreveu a ministra.

A ex-pastora é uma das mais ativas nas redes sociais dentro do primeiro escalão do governo. Titulares de outras pastas, como Sergio Moro (Justiça), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Abraham Weintraub (Educação) também fazem uso frequente do meio digital para se manifestar sobre temas ligados às suas áreas de atuação.

De acordo com a Secretaria da Família, o detox é para “refletir sobre o uso imoderado das tecnologias”. O programa Reconecte foi lançado em julho, com cinco eixos: tecnologia e dignidade humana; responsabilidade digital; tecnologia e saúde; segurança digital e cultura digital.