COMPORTAMENTO
25/04/2019 08:17 -03

Como evitar que a poluição prejudique totalmente sua pele

Dermatologistas recomendam acrescentar antioxidantes à sua rotina de cuidados.

Emilie Powers / EyeEm via Getty Images
Dermatologistas recomendam acrescentar antioxidantes à sua rotina de cuidados com a pele, para combater os efeitos da poluição.

Os cuidados de rotina com a pele podem servir para combater ou tratar praticamente qualquer problema, quer seja acne, pele ressecada, poros entupidos ou até os efeitos da poluição do ar.

Esse último problema pode parecer um pouco estranho ou exagerado, mas na realidade os tratamentos de pele para combater os efeitos da poluição são uma tendência crescente do setor de beleza.

Os efeitos da poluição sobre a saúde são estudados há muito tempo. Em matéria de cuidados com a pele, há pesquisas sugerindo que a poluição pode levar a problemas como inflamação e envelhecimento precoce. 

“Nossa pele influi sobre o que nosso corpo absorve”, disse ao HuffPost a esteticista Natalya Rachkova, co-fundadora da The Better Skin Co. “Precisamos nos proteger do mundo externo.”

Segundo ela, já sabemos o que devemos comer, sabemos que precisamos nos exercitar e beber água. “Mas também precisamos nos proteger do ambiente das cidades.”

Conversamos com dermatologistas para descobrir mais sobre tratamentos de pele antipoluição, o que são e como realmente funcionam.

Para começar, é importante avaliar como a poluição realmente afeta a pele. 

De acordo com a Anne Chapas, dermatologista da Union Square Laser Dermatology, em Nova York, a poluição do ar contém uma combinação de pequenas partículas como material particulado, dióxido de carbono e substâncias como os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

“Não está claro exatamente como funciona o mecanismo pelo qual eles provocam o envelhecimento da pele, mas podem causar dano oxidativo, aumento das inflamações da pele, alterações na microflora da pele ou a ativação dos caminhos receptores de aril hidrocarboneto”, ela disse. “Seja qual for o mecanismo, o resultado parece ser o aumento de rugas e falhas de pigmentação.”

A dermatologista Devika Icecreamwala disse ao HuffPost que essas micropartículas também podem penetrar em nossos poros e deixá-los entupidos. O resultado, disse ela, é que “estamos observando que a poluição confere à pele uma aparência fosca, desigual e até descolorida”.

Icreamwala disse que a exposição prolongada aos poluentes presentes no ar pode contribuir para a quebra do colágeno.

É aí que entram os tratamentos de pele antipoluição.

Os tratamentos de pele antipoluição visam “combater o efeito dos particulados no ar que danificam a pele”, disse Chapas.

Como explicou Icecreamwala, os produtos dermatológicos antipoluição são usados “para remover as micropartículas de poluição dos poros, para desentupi-los e proteger a pele contra a poluição capaz de penetrar nas camadas mais profundas, porque a poluição é capaz de realmente degradar o colágeno”.

Segundo ela, o objetivo é criar uma barreira entre sua pele e os poluentes presentes no ar.

Como podemos combater os efeitos da poluição com produtos para a pele? 

De acordo com Icecreamwala e Chapas, os antioxidantes, especialmente a vitamina C, exercem papel importante na proteção de nossa pele contra os efeitos da poluição presente no ar.

As duas profissionais recomendaram incorporar o sérum de vitamina C em sua rotina diária de cuidados com a pele.

Chapas disse que a vitamina C e outros antioxidantes ajudam a bloquear a formação de radicais livres (átomos instáveis que podem danificar as células e potencialmente resultar em envelhecimento precoce) e as “manchas de pigmentação”.

“Bloqueadores de melanina, como a niacinamida, também são úteis”, ela destacou. “É importante criar uma barreira, usando hidratantes com ceramidas e não exagerando no uso de retinol ou ácidos.”

Além dos produtos tópicos, Icecreamwala disse que é importante incluir vitamina C e outros antioxidantes em nossa dieta, já que eles vão “proteger nossa pele e nosso corpo de inflamações”.

Ela também é fã dos agentes esfoliantes, como os ácidos salicílico e láctico, que “limpam a pele e desentopem os poros”.

Algumas pessoas são mais vulneráveis aos efeitos da poluição?

“Quanto mais perto você vive da poluição, mais ela afeta você”, disse Chapas. Para ela, “os moradores de grandes centros urbanos parecem sofrer de mais problemas de pele vinculados à poluição que as pessoas de comunidades mais suburbanas ou rurais”.

Podemos reverter os efeitos causados pela poluição? 

A prevenção é realmente o primeiro passo para combater os efeitos da poluição, mas Icecreamwala explicou que antioxidantes podem promover a regeneração do colágeno depois de ele ter se degradado. É preciso destacar, porém, que nenhum produto ou ingrediente é mágico.

Na opinião de Chapas, tratamentos a laser “oferecem uma maneira mais eficaz e rápida de combater a pigmentação e danos da pele, dando a ela uma aparência mais jovem e saudável”.

E é claro que você sempre deve usar protetor solar, que ajuda a prevenir danos adicionais causados pelos raios solares UVA e UVB. Segundo Icecreamwala, proteger a pele com protetor solar (ela dá preferência aos protetores solares minerais) também previne a degradação do colágeno.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.