Dar a descarga sem fechar a tampa do vaso pode propagar partículas de coronavírus

Cientistas dizem que “coluna de gotículas vindas da privada” pode jogar o vírus no ar. É preciso tomar cuidados no banheiro durante a pandemia de covid-19.

Uma descoberta nova e desagradável sugere que as pessoas devem, a partir de agora, tomar um cuidado extra com o novo coronavírus quando forem acionar a descarga.

Os autores de um estudo publicado recentemente no Physics of Fluids dizem que o vírus, também conhecido como SARS-CoV-2, pode ser capaz de se propagar através de “colunas de gotículas vindas da privada” – que parecem ser tão asquerosas quanto o nome sugere.

Simulações realizadas pelos pesquisadores mostraram que o acionamento da descarga e a turbulência gerada no vaso sanitário podem impelir gotículas para uma altura de mais de um metro. Essas gotículas podem ser aerossolizadas e permanecer por um período de tempo curto no ar ou então se depositar sobre outras superfícies no banheiro.

Há evidências de que o SARS-CoV-2 pode ser encontrado nas fezes de alguns pacientes. Pesquisas anteriores também mostraram que o vírus pode continuar presente nas fezes por até algumas semanas depois de uma pessoa se recuperar da covid-19. Mas ainda não é sabido se “o vírus encontrado nas fezes é capaz de causar a covid-19”, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA.

Isto dito, os pesquisadores destacam no estudo que vale a pena tomar algumas precauções adicionais no banheiro durante a pandemia, especialmente se você divide o banheiro com outras pessoas.

“A transmissão fecal-oral é uma rota de transmissão comum de muitos vírus, incluindo o SARS-CoV-2”, escreveram os pesquisadores. “Bloquear essa transmissão, que ocorre comumente pelo uso do vaso sanitário, é de importância vital para suprimir a propagação de vírus.”

Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é fechar a tampa do vaso sanitário. Segundo os autores do estudo, as pessoas devem “fechar a tampa do vaso antes de acionar a descarga”. “Isso vai basicamente impedir a transmissão do vírus.”

Feche a tampa da privada para impedir a passagem de partículas que podem conter o coronavírus.
Feche a tampa da privada para impedir a passagem de partículas que podem conter o coronavírus.

Mas fechar a tampa da privada não é a única medida higiênica que você deve tomar. Os autores do estudo também recomendam que as pessoas limpem o assento do vaso, “já que partículas flutuantes do vírus podem ter se assentado sobre sua superfície”. (Mas alguns especialistas acham que essa é uma área que não apresenta grandes riscos.)

E também algo que não deve ser necessário mencionar: lave as mãos com sabonete e água depois de usar o vaso. Esfregue por pelo menos 20 segundos, prestando atenção a cada área de suas mãos e seus dedos.

Se você não tiver acesso a água e sabonete, álcool gel é aceitável como substituto (alguns especialistas recomendam o uso de álcool gel depois de ir ao banheiro, mesmo que você já tenha lavado as mãos). Esfregue o álcool gel por toda a superfície de suas mãos e espere que elas sequem completamente antes de tocar qualquer coisa.

Tudo isso pode soar assustador, mas não é preciso entrar em pânico. Para começo de conversa, essas descobertas foram baseadas numa simulação. Ou seja, não há evidências na vida real de que o coronavírus esteja se propagando através do acionamento da descarga.

O CDC também destaca que não houve até agora nenhum relato confirmado de transmissão de SARS-CoV-2 através de fezes. O risco de transmissão do vírus por esse meio é considerado relativamente baixo por enquanto. Fique atento, mas não é preciso se assustar.

“O risco não é zero, mas não sabemos quão grande ele é”, disse ao Washington Post o microbiólogo Charles P. Gerba, da Universidade do Arizona. “A grande incógnita é a carga viral presente na privada quando você dá a descarga... e qual é a carga viral necessária para causar uma infecção.”

Pesquisadores estão realizando mais estudos sobre covid-19 e esgotos para ampliar seu entendimento do papel dessa via de transmissão na propagação do vírus.

Até que isso seja sabido, continue mantendo boas práticas de higiene (com a medida adicional de fechar a tampa da privada, se você já não estiver fazendo isso). Fora isso, lave as mãos frequentemente, use máscara facial e mantenha distância de outras pessoas – você já conhece as orientações.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.