NOTÍCIAS
01/04/2020 19:39 -03

Em meio à pandemia de coronavírus, governo prorroga IR para 30 de junho

Segundo secretário da Receita Federal, decisão foi motivada por dificuldade de pessoas terem acesso a documentos devido a medidas restritivas de combate aos vírus.

Moostocker via Getty Images
Governo prorroga prazo para declaração do Imposto de Renda. 

O contribuinte ganhou mais dois meses para declarar o Imposto de Renda por conta da pandemia de coronavírus. A Receita Federal anunciou na noite desta quarta-feira (1º), a prorrogação do prazo de 30 de abril para 30 de junho.

Segundo o secretário especial da Receita, José Tostes Neto, a decisão foi motivada por dificuldades relatadas por contribuintes para conseguir juntar documentos necessários para a declaração por conta das medidas para conter o coronavírus que têm sido orientadas pelo Ministério da Saúde, como o isolamento social.

“Decidimos pela prorrogação considerando relatos de confinamento. Muita gente dizendo que está com documentos no escritório, ou que há documentos que precisa de prestação de contas de saúde que precisam ser contatadas. Uma dificuldade geral de acesso”, disse Tostes Neto em coletiva da equipe econômica esta noite. 

Apesar disso, o secretário da Receita destacou que, até 31 de março, a quantidade de pessoas que já realizou a declaração do IR já é 400 mil maior que no mesmo período do ano passou. “Recebemos 8,8 milhões de declarações até ontem, o que corresponde a 27% do esperado”.