ENTRETENIMENTO
16/09/2019 05:00 -03

As várias faces do Coringa: Qual a melhor versão do arqui-inimigo do Batman?

Dos anos 1960 até os dias de hoje, o supervilão criado em 1940 ainda fascina gerações de nerds.

Desde que o primeiro trailer de Coringa, o primeiro filme solo do arqui-inimigo do Batman, foi lançado, só se fala do icônico personagem criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane em 1940. Ainda mais depois que o filme dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix ganhou o Leão de Ouro na última edição do prestigiado Festival de Veneza.

É quase unânime apontar o saudoso Heath Ledger como intérprete da melhor versão do vilão. Ele até ganhou um Oscar póstumo em 2009 por seu papel em O Cavaleiro das Trevas. Mas ao longo dos anos, muitos outros ótimos emprestaram seu corpo ou sua voz para viver o Coringa.

Da década de 1960 até os dias de hoje, o palhaço imprevisível e mortal teve muitas caras e nós reunimos aqui algumas das mais marcantes.

Conheça as diferentes faces do Coringa e escolha a sua preferida: 

Cesar Romero - Batman e Robin (1966–1968)

Divulgação

Romero, um ator que brilhou em Hollywood nos anos 1940, foi o responsável por tornar o personagem conhecido por todos. Sua interpretação do Coringa virou o modelo para todas que se seguiram, mesmo que elas não tenham nada a ver com o tom mais cômico. Até o fato de Romero se recusar a raspar o bigode para interpretar o personagem se transformou em algo icônico. 

Ted Knight - The Adventures of Batman (1968–1969)

Divulgação

Uma das mais clássicas séries animadas do Batman tem um Coringa ainda com muito de Cesar Romero. Mas também, era difícil não emular o ator que primeiro eternizou o supervilão. Ted Knight faz um trabalho ok, mas sem muita personalidade.

Jack Nicholson - Batman (1989)

Divulgação

Tudo bem que a versão de Tim Burton não é das mais amadas pelos fãs do Batman, mas colocar um dos atores mais talentosos (e selvagens) de sua geração, Jack Nicholson, como o Coringa, foi incrível. E ele entrega tudo o que promete. A versão de Nicholson tem aquele ar debochado e perigoso que só ele consegue fazer. 

Mark Hamill -  Batman: The Animated Series (1992–1995)

Divulgação

Famoso como Luke Skywalker, um dos heróis mais celebrados da cultura pop, Mark Hamill é o ator que mais interpretou o Coringa na história. Mesmo que apenas com sua voz. Sua excelente performance na série de animação Batman: The Animated Series deu a ele várias oportunidades de reviver o arqui-inimigo do Batman. Tanto na televisão quanto nos videogames. Sua interpretação do Coringa na trilogia de games Batman Arkham é perfeita. Pode parecer uma heresia com quem considera Heath Ledger o melhor Coringa, mas muitos fãs acham que esse posto pertence a Hamill.

Kevin Michael Richardson - The Batman (2004–2008)

Divulgação

A repaginada que o Coringa ganhou depois de Batman: The Animated Series foi, a princípio, muita mal recebida. Mas Kevin Michael Richardson fez um trabalho tão bom nessa esquisita versão do vilão em The Batman, que passou a ser lembrado por muitos fãs como uma das melhores encarnações do vilão.

Heath Ledger - O Cavaleiro das Trevas (2008)

Divulgação

Não há muito para falar da interpretação de Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas. Considerado por boa parte das pessoas no planeta Terra como o melhor Coringa, ele se entregou tanto ao personagem que muita gente próxima do ator diz que isso o afetou muito pessoalmente, sendo um dos vetores de sua morte prematura, por uma overdose acidental de remédios. Ledger é simplesmente assustador na pele do vilão.

Jeff Bennett - Batman: The Brave and the Bold (2008–2011)

Divulgação

Outra série que viveu à sombra de Batman: The Animated Series, mas que resultou em um produto bem mais interessante que The Batman. Aqui a pegada é reviver a era de ouro dos quadrinhos, mas com uma pegada mais moderna e menos ingênua. E o Coringa de Jeff Bennett conseguiu esse feito, dando mais leveza e humor ao personagem, mas sem esquecer de seu caráter maligno e presença assustadora.

Brent Spiner - Young Justice (2010–2013 e 2019)

Divulgação

O nome Brent Spiner pode não chamar muita atenção aos não trekkers, mas ficou famoso interpretando o androide Data, na série televisiva e nos filmes de Jornada Nas Estrelas: A Nova Geração. Assim como o visual do personagem, a interpretação de Spiner pretendia dar uma nova roupagem ao vilão. Menos exagerada e mais sombria. 

Cameron Monaghan - Gotham (2014–2019)

Divulgação

Como a série conta a história do surgimento do Batman, seria impossível inserir o Coringa nela. Mas os produtores de Gotham deram um jeito, e criaram um tipo de “Coringa genérico”. O que parece algo ruim, mas que a ótima interpretação de Cameron Monaghan transformou em algo bom, dando mais profundidade ao mito do supervilão.

Jared Leto - Esquadrão Suicida (2016)

Divulgação

As primeiras imagens de Jared Leto como o Coringa surgiram, em 2015. Ninguém, absolutamente ninguém gostou do visual gangsta. Mas o hype negativo foi perdendo força com o passar dos meses até a estreia de Esquadrão Suicida, em agosto de 2016, e no final das contas, o personagem é tão secundário no filme que ninguém ligou muito para a performance de Leto. Que não é ruim, mas que logo foi esquecida.

Zach Galifianakis - LEGO Batman: O Filme (2017)

Divulgação

Quem diria que uma das melhores interpretações do Coringa viria de uma animação com bonequinhos Lego? E com um surpreendente Zach Galifianakis por trás! O comediante famoso por seu papel em Se Beber não Case! - ironicamente do mesmo diretor do novo Coringa - conseguiu o feito de fazer uma das melhores versões do supervilão em um desenho que tinha tudo para ser bobo, mas que está longe disso. Ele dá um vibe toda particular e moderna ao personagem sem perder a alma do Coringa.

Wataru Takagi e Tony Hale - Batman Ninja (2018)

Divulgação

Não há nada de tão especial na interpretação de Tony Hale como o Coringa nessa animação adulta que coloca o Batman e seu arqui-inimigo no Japão feudal, mas ver o Coringa falando japonês, na voz de Wataru Takagi é legal demais. O vilão nunca foi tão cool!