Estes alimentos podem mudar a cor do seu cocô

Como saber se fezes de uma cor estranha são causadas por algo que você comeu ou são sinal de um problema de saúde?
Algumas mudanças na cor das fezes podem ser decorrentes de sua dieta ou medicamentos. Outras vezes uma mudança de cor pode ser sinal de um problema médico.
Algumas mudanças na cor das fezes podem ser decorrentes de sua dieta ou medicamentos. Outras vezes uma mudança de cor pode ser sinal de um problema médico.

“Não é sangue, é a beterraba.”

Há uma cena monumental na série Portlandia que mostra com muita precisão como é ver a cor vermelha na privada e, em um momento de pânico, esquecer que você comeu beterraba recentemente.

Existem alguns alimentos, não apenas beterrabas, que modificam a cor do seu cocô. Às vezes uma cor estranha pode ser sintoma de um problema de saúde; se ela for acompanhada de outros sintomas, talvez seja um motivo de preocupação. Mas é importante guardar em mente que a culpa de um cocô incomum pode ser do que você comeu.

“As fezes são compostas de tudo que comemos. Basicamente, aquilo que entra acaba saindo”, disse Lisa Ganjhu, professora de medicina na Escola de Medicina da NYU, ao HuffPost.

“O processo digestivo, com as enzimas e a bile, confere às fezes o tom geralmente marrom”, ela disse, destacando que a cor costuma variar entre castanho claro e marrom escuro porque os alimentos se misturam com o pigmento da bile, para auxiliar no processo digestivo.

Da próxima vez que você vir algo inesperado no vaso sanitário, pense se comeu alguns dos alimentos abaixo antes de começar a se preocupar:

Beterraba

<i>Fezes vermelhas s&atilde;o normais depois que voc&ecirc; consumiu beterrabas.</i>
Fezes vermelhas são normais depois que você consumiu beterrabas.

O consumo dessa raiz frequentemente leva as fezes a adquirir um tom vermelho escuro que pode parecer sangue. Pode ser assustador.

A beterraba vermelha contém betacianina, que é o que lhe confere sua cor forte. O processo digestivo decompõe a maioria das substâncias químicas de maneiras que as leva a perder sua cor, mas a betacianina é processada diferentemente em cada pessoa. Você pode ou não observar um tom vermelho em suas fezes e urina depois de consumir beterrabas.

Se você comeu beterrabas nos últimos dias antes de produzir fezes avermelhadas, é provável que não haja problema. Mas se você observar riscos vermelhos nas fezes e não andou comendo beterrabas (nem outros alimentos vermelhos que constam desta lista), pode ser sangue. Nesse caso o mais indicado é consultar um médico imediatamente.

Verduras

Se você tem o hábito de comer muitas verduras, como espinafre, brócolis e alface, é possível que seu cocô reflita esse fato. Alimentos que contêm muita clorofila, pigmento verde presente em muitos alimentos naturalmente verdes, podem acabar saindo com cor semelhante à sua cor inicial.

Fezes verdes geralmente são benignas, mas, segundo a Live Science, às vezes podem ser indício de um potencial problema de saúde. Infecções como salmonela podem ocasionalmente deixar as fezes verdes, mas nesses casos geralmente há outros sintomas também, incluindo diarreia, dor abdominal e febre. Se você estiver se sentindo muito bem e não apresentando nenhum outro sintoma, seu cocô verde provavelmente é apenas um sinal de que você anda comendo verduras.

Mirtilos

<i>Os mirtilos podem deixar suas fezes azuladas ou quase pretas.</i>
Os mirtilos podem deixar suas fezes azuladas ou quase pretas.

A cor está no próprio nome desse frutinho em ingles, blueberry, portanto não se surpreenda se seu cocô passar por um momento Smurf depois de você comer mirtilos. Esses frutinhos pequenos, mas poderosos, podem deixar suas fezes com um tom azulado ou preto. Algumas pessoas já relataram que suas fezes ficaram verdes depois de elas comerem mirtilos.

Você saberá que suas fezes estão reagindo à sua dieta se observar uma mudança de cor depois de comer mirtilo. Mas existe uma doença rara chamada porfiria que pode provocar fezes azuladas ou arroxeadas. De acordo com a Clínica Mayo, a porfiria geralmente é acompanhada de outros sintomas, incluindo náuseas, problemas respiratórios e convulsões.

Corantes alimentares

Em 2017 a Oreo e a Peeps uniram forças para lançar o Peeps Oreos, um biscoito com recheio cor-de-rosa choque. Assim que o produto chegou às lojas, algumas pessoas começaram a informar (no Twitter, é claro) que andavam fazendo cocô cor-de-rosa.

O biscoito recheado usava uma eritrosina, conhecida como Vermelho Nº 3, para deixar seu recheio daquele cor-de-rosa chiclete que atraiu as pessoas. Quando a debacle gerada pelo biscoito rosa veio à tona, o gastroenterelogista Anish Sheth disse ao Mic que nosso organismo não decompõe corantes artificiais.

Foi por essa mesma razão que o hambúrguer negro de Halloween da Burger King deixou as fezes dos consumidores verdes em 2015: uma combinação de corantes alimentares azuis, vermelhos, amarelos e de cor caramelo deixaram o pãozinho do hambúrguer preto, mas resultaram em fezes verdes, devido ao modo como os corantes foram digeridos e misturados com outros fluidos no corpo humano. Uma questão de ciência. É bacana. O cocô verde deixou os consumidores assustados, mas em última análise não foi motivo de preocupação.

Medicamentos

<i>Alguns medicamentos podem afetar a cor das fezes.</i>
Alguns medicamentos podem afetar a cor das fezes.

OK, remédios não são alimentos, mas vale a pena mencioná-los porque são coisas que ingerimos. Determinados medicamentos podem ter um efeito sobre a cor de suas fezes.

O subsalicilato de bismuto – nome genérico do Pepto-Bismol – pode deixar sua saliva e suas vezes um pouco escurecidas, mas a mudança é temporária e inofensiva. O azul da prússia, medicação que ajuda a remover compostos radiativos do corpo, pode levar as fezes a ficar azuis enquanto o medicamento estiver sendo usado.

Em última análise, se você sabe que comeu alguma coisa suspeita, provavelmente não há problema. Mas se estiver um pouco preocupado, o melhor é falar com um médico, só para excluir possíveis problemas.

A cor das fezes muitas vezes refletem o que foi comido recentemente, mas determinadas cores, incluindo o branco, preto ou vermelho, podem assinalar um problema mais sério, segundo Ganjhu. Fezes brancas, pálidas ou cinzentas são indícios de uma obstrução biliar.

“Isso significa que o duto biliar pode estar bloqueado por um cálculo, uma massa ou um câncer”, ela explicou. “A bile não está descendo para o trato gastrointestinal e o pigmento da bile não está se misturando às fezes.”

Já fezes negras podem ser um indício de sangue digerido. “Se uma pessoa tem uma úlcera de estômago que está sangrando, o sangue desce para o trato gastrointestinal, é digerido com enzimas e fica preto”, disse Ganjhu.

Quando as fezes estão com cor vermelho-vivo ou com sangue, há a possibilidade de sangramento do trato gastrointestinal superior. Se fezes marrons contêm traços de sangue, disse Ganjhu, as causas possíveis incluem úlcera, hemorroidas ou uma fissura, sem falar em um câncer colorretal. No caso de as fezes apresentarem quaisquer dessas colorações incomuns, disse a médica, o melhor é buscar uma avaliação médica no menor prazo possível.

“O restante do arco-íris das cores das fezes é baseado em sua alimentação ou outras coisas que você tenha ingerido”, ela disse. “Na dúvida, procure um médico.”

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.