COMPORTAMENTO
04/04/2019 08:00 -03

Como a organização do seu escritório pode estar afetando a sua produtividade

Fatores ambientais e decisões de design podem estar te atrapalhando.

aurielaki via Getty Images
Escritórios são planejados de maneiras que podem atrapalhar a produtividade dos funcionários.

Se você tem dificuldade para render no trabalho, a culpa pode não ser exclusivamente da sua falta de foco – pode ser também do escritório.

O design dos escritórios pode afetar sua produtividade. Se você se pega com o olhar vazio para a tela do computador várias vezes por dia, considere se os seguintes fatores ambientais e de design do escritório estão te impedindo de atingir seu potencial máximo:

1. O ar

Se você trabalha em escritório, provavelmente passa a maior parte do dia longe do ar puro. A Agência de Proteção Ambiental, órgão do governo americano, estima que a maioria dos americanos passa 90% do tempo em ambientes internos. E o ar que você respira nesses espaços fechados pode estar afetando sua função cognitiva.

Trazer mais ar fresco para dentro, ou ter um bom sistema de ventilação, está associado com melhor performance no trabalho, segundo um estudo de 2017 realizado por pesquisadores das universidades Harvard, Syracuse e SUNY Upstate Medical.

Em um experimento, os pesquisadores recrutaram mais de 100 gerentes, arquitetos e designers em 10 edifícios americanos, aplicando testes cognitivos no final do dia. Os funcionários dos edifícios com “certificação verde” e ar de boa qualidade tiveram performance 26% superior em relação aos que trabalhavam em edifícios convencionais. Foram levados em conta fatores como salário, tipo de trabalho e nível de escolaridade.

2. A luz

Estar perto da luz natural pode fazer muita diferença. Funcionários têm tanta preferência pela luz natural que, numa pesquisa realizada ano passado pela empresa Future Workplace, esse “benefício” ficou à frente de vários outros desejáveis ao ambiente de trabalho, como refeitório, academia e creche.

Não é à toa: a falta de luz natural tem efeitos profundos sobre nosso organismo, de acordo com um estudo com 313 pessoas realizado por Alan Hedge, professor do Departamento de Design e Análise Ambiental da Universidade Cornell. Funcionários expostos a mais luz natural apresentaram menos queixas de vista cansada e dores de cabeça. 

“Com acesso a vistas e à luz natural de janelas inteligentes, os funcionários relataram um aumento de 2% na produtividade”, relata o estudo. “Os ganhos (e perdas) de produtividade estão ligados às condições ambientais dos funcionários, de modo que as empresas que desenharem escritórios ideais, com luz natural abundante e vistas sem obstruções, colherão os dividendos.”

Mary Naimanbayeva via Getty Images
Plantas, janelas com vista e um pouco de espaço pessoal ajudam a melhorar a experiência no escritório.

3. Os colegas

Os seres humanos são animais sociais, que emulam o comportamento dos outros à sua volta. Pesquisas indicam que o humor é contagioso. Quando seu colega é mal-humorado, você pode ser contaminado.

A distribuição dos funcionários não costuma levar em conta como a proximidade de certos tipos de colegas pode influenciar seu trabalho. Um estudo de 2016 da Harvard Business School analisou a velocidade e a qualidade do trabalho de 2.000 funcionários de uma empresa de tecnologia. Os pesquisadores descobriram que sentar-se dentro de um raio de cerca de oito metros de um funcionário de alta performance poderia aumentar em 15% a produtividade dos colegas.

Mas os maus hábitos também podem ser contagiosos. O estudo indica que ter um colega tóxico como vizinho – descrito como alguém que já foi demitido – aumenta os riscos de que os funcionários à sua volta também percam o emprego. “O risco de você tornar-se tóxico aumenta se houver uma pessoa tóxica sentada por perto”, diz Dylan Minor, um dos autores do estudo.

4. A temperatura

Se você já brigou com os colegas sobre a temperatura ideal do escritório, sabe que cada um tem sua preferência.

Em uma pesquisa com 3.321 pessoas realizada pelo site CareerBuilder, 53% afirmaram que a produtividade diminuía quando o escritório estava frio demais, e 71% disseram que sentir queda de produtividade quando o ambiente estava muito quente.

Até mesmo os pesquisadores chegam a conclusões diferentes sobre a temperatura ideal de um escritório. Um estudo de 2006 da Universidade de Tecnologia de Helsinque e da Divisão de Tecnologias de Energia e do Ambiente do Lawrence Berkeley National Laboratory apontou que a produtividade atingiu o pico a 22 graus Celsius. Outro estudo, da Universidade Cornell, indicou que o ideal são 25 graus para que os funcionários cometam menos erros de digitação e produzam mais. 

A Administração de Saúde e Segurança Ocupacional do governo americano não tem regulamentações em relação à temperatura dos escritórios, mas recomenda que elas fiquem entre 20 e 24,5ºC – o que pode ficar entre um freezer e uma sauna de acordo com suas preferências pessoais.

10'000 Hours via Getty Images
Escritórios ficam mais convidativos com plantas, e um estudo do Journal of Experimental Psychology aponta que elas também ajudam os funcionários a se concentrar.

5. As plantas

Talvez você possa agradecer a suculenta da sua mesa por te ajudar a se manter concentrado. O verde na sua linha de visão não é apenas uma boa companhia – ele também pode ajudar as pessoas a se concentrar, segundo pesquisas sobre o tema. Segundo a teoria da restauração da atenção, você pode rejuvenescer sua capacidade de concentração olhando para a natureza, porque curtir a natureza é um tipo de atenção que não requer esforço.

Um estudo do Journal of Experimental Psychology comparando escritórios com e sem plantas indicou que os funcionários que trabalham em escritórios com um toque de verde relataram níveis mais altos de concentração.

Em outra pesquisa, publicada no Journal of Environmental Psychology, 34 estudantes fizeram um teste de leitura. Eles tinham de se lembrar da última palavra de uma frase. Os participantes que fizeram o teste em uma mesa com 4 plantas tiveram desempenho melhor que os que estavam em ambientes sem verde.

Há muitos fatores que podem influenciar sua produtividade antes mesmo que você comece seu dia de trabalho. Você pode colocar uma plantinha na sua mesa, mas talvez não consiga mudar de lugar para sentar perto de um colega de alta performance, ou então próximo da janela. Se você acha que seu ambiente de trabalho não é ideal, converse com seu chefe ou com a área de recursos humanos.

Você passa mais de 2.000 horas por ano no trabalho. É melhor para todo mundo que elas sejam o mais produtivas possível.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.