Como pintar o cabelo em casa e quais os erros a evitar nesta quarentena

Uma coloração ou tintura malfeita em casa pode levar até um ano para ser consertada.

Preocupar-se com a cor do seu cabelo durante a pandemia de coronavírus pode parecer uma vaidade frívola, mas ver suas raízes voltando à cor natural, quando você está em bate-papos no Zoom ou FaceTime, não deve estar te ajudando a diminuir sua carga de estresse.

A não ser que o salão que você frequenta ofereça kits de coloração individualizados (falaremos disso mais adiante), seu colorista deve ser absolutamente contra a ideia de você mexer com o trabalho dele ou dela.

Nas redes sociais, cabeleireiros andam suplicando a suas clientes para manterem distância da tintura de cabelo comprada, usando hashtags como #showusyourroots (mostre suas raízes) e #waitforyourstylist (espere para ir ao cabeleireiro).

“Arrumar uma coloração feita em casa pode custar supercaro. Em alguns casos a pessoa pode levar seis meses a um ano para corrigir totalmente o que ficou malfeito”, comentou a especialista em balayage e correção de tinturas Meghan Baldwin-Vasquez, do Karisma Salon, em Smithtown, Nova York.

Alguns chamados “hair influencers” dizem que usar chapéu é a única alternativa viável, mas resolvemos propor soluções mais práticas para você fazer sua própria coloração em casa, se fizer questão.

Se você resolver comprar tintura permanente, não guarde segredo do seu cabeleireiro. Peça o conselho dele.

“Não tenha medo de pedir um conselho a seu cabeleireiro antes de comprar”, disse a mestre colorista Nicole Giannini, dona do Siren Beauty Space, de San Francisco. “Somos profissionais que prestamos um serviço. Fazer recomendações faz parte de nosso trabalho. Isso vai atrair nossos clientes de volta com mais sentimento de gratidão.”

Para quem vai tingir os cabelos em casa, a mestre colorista Nicole Giannini recomenda deixar a tintura no cabelo por até 15 minutos mais tempo do que orientam as instruções do fabricante.
Para quem vai tingir os cabelos em casa, a mestre colorista Nicole Giannini recomenda deixar a tintura no cabelo por até 15 minutos mais tempo do que orientam as instruções do fabricante.

Tanto Giannini quanto Baldwin-Vasquez oferecem a seus clientes kits de coloração individualizados para uso em casa. Ele inclui a tintura usada normalmente pela cliente, condicionador, barreira protetora, tratamento de limpeza, aplicador, pincéis e um vídeo ensinando a realizar o processo em casa.

Se sua colorista não estiver oferecendo esses kits individualizados para viagem e não conseguir te convencer a não apostar na tintura de caixinha, escolha a cor da tintura com muito cuidado.

Baldwin-Vasquez disse que a parte mais difícil de tingir os cabelos em casa com tintura de caixinha é selecionar a tonalidade certa. “Quando escolher sua cor, lembre-se que as marcas vendidas em farmácias e drogarias não são as mesmas que as de uso profissional e que o resultado geralmente fica um ou dois tons mais escuro do que mostra a caixinha.”

Outro conselho de Baldwin-Vasquez: em vez de optar por tons dourados mais quentes na hora de retocar suas raízes em casa, opte por tons mais neutros ou loiro acinzentados.

Quando você resolver tingir seus cabelos, as duas coloristas sugerem aplicar a coloração apenas às raízes, evitando mais oportunidades para desastres. Giannini também aconselhou que se evite um erro muito comum, que é não deixar a tintura no cabelo por tempo suficiente.

“Às vezes as pessoas veem uma cor estranha durante a fase de oxigenação, entram em pânico e pensam ‘alguma coisa deu errado, tenho que tirar este produto já!’. Mas aquela cor é apenas a oxidação normal. Se você enxaguar seu cabelo antes do tempo devido, as moléculas de tintura não terão tido tempo para se fixar.”

Segundo Giannini, a boa notícia é que não é possível deixar a tintura por tempo demais, a não ser que você esteja usando água oxigenada. Na realidade, ela recomenda deixar a tintura por até 15 minutos mais tempo do que o recomendado nas instruções.

Você quer alguma coisa mais temporária?

Se você ainda não estiver disposta a se comprometer com uma solução permanente e quiser apenas cobrir os fios grisalhos para um happy hour marcado para breve no Zoom, Baldwin-Vasquez sugeriu que as morenas podem usar rímel para pintar suas raízes. E terminamos com uma dica de uma profissional: Giannini sugere que você use o spray retocador no chuveiro, para evitar a possibilidade de fazer sujeira.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.