COMIDA
16/08/2019 03:00 -03

Como quebrar um ovo perfeitamente, sem ter pedacinhos de casca por todo lugar

Você usa a borda da tigela ou quebra o ovo sobre a bancada da cozinha?

Nunca pensei que quebrar ovos pudesse ser algo que deixa adultos estressados. Até recentemente, quando vi meu irmão de 42 anos parado diante da frigideira antiaderente para preparar o café da manhã da família, paralisado de medo.

“Sempre caem pedaços da casca dentro da frigideira”, ele me disse. “O que estou fazendo de errado?”

Pedi para ele me mostrar como quebra os ovos. Ele bateu um ovo algumas vezes – de leve, de modo indeciso – contra a borda da frigideira, e eu entendi na mesma hora qual era a resposta.

Se você não quer pedacinhos de casca em seu ovo, quebre seus ovos sobre um balcão plano.

Illustration: Damon Dahlen/HuffPost; Photos: Getty

Não é um método perfeito, é claro. Cascas acontecem. Mas, segundo chefs de cozinha e entidades que sabem muito mais sobre isso do que nós, a técnica de quebrar o ovo sobre a bancada é a mais imune a problemas, por razões que explicaremos a seguir.

Infelizmente, a maioria dos americanos quebra seus ovos do jeito “errado” (na realidade não existe um jeito errado de quebrar ovos, mas descreveremos assim neste artigo para facilitar nossa vida). Fizemos uma pesquisa com mil americanos e descobrimos que 57% das pessoas quebram seus ovos na borda de uma tigela ou frigideira (o jeito errado, sinto muito!) e apenas 23% utilizam a bancada plana (o jeito correto). Vale destacar que as pessoas com menos de 30 anos mostram tendência muito maior a quebrar seus ovos em cima da bancada!

Veja por que o método de quebrar sobre a bancada é melhor

Em primeiro lugar, o pessoal da America’s Test Kitchen – ou seja, os deuses que tudo sabem sobre a cozinha – defendem o método da bancada. Como também o defendem os editores da Real Simple, que explicam o porquê no vídeo abaixo (em inglês).

A revista Reader’s Digest também é fã do método de quebrar o ovo batendo sobre o balcão da cozinha, dizendo que esse é o método mais indicado para cozinheiros novatos e admitindo que é a técnica mais comumente utilizada por seus cozinheiros experimentais.

Então por que o balcão da cozinha é melhor que a borda da tigela? Por três motivos:

  1. A borda da tigela ou frigideira empurra a casca para dentro do ovo, aumentando o risco de pedacinhos de casca entrarem dentro do líquido do ovo. 
  2. Bater o ovo diretamente em cima de uma tigela ou frigideira aumenta as chances de que pedaços de casca quebrada caiam diretamente dentro da tigela.
  3. Quando se quebra a casca do ovo em cima de uma borda fina, isso racha a membrana fina interna da casca, que segura os pedaços de casca quebrada. Quando se bate o ovo em cima de uma superfície plana, essa membrana fica intacta, aderindo aos pedaços de casca quebrada.

O chef Frank, do Instituto de Educação Culinária, concorda: “Se você quebra o ovo na borda da tigela, corre o risco de caírem pedacinhos pequenos de casca dentro de seu prato”, ele disse ao HuffPost. Ele sugeriu como outra alternativa quebrar dois ovos juntos, apertando um contra o outro.

É claro que há gente como o chef Gordon Ramsay, pessoas que não fogem do perigo e quebram seus ovos na borda da tigela sem o menor problema. Não é o fim do mundo se você não bater seus ovos sobre uma superfície plana – cozinheiros confiantes já descobriram várias maneiras de realizar esse passo. Mas, se pedacinhos de casca quebrada são um problema frequente para você, pode ser o caso de partir para o método de quebrar sobre a bancada.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.