COMIDA
31/03/2019 01:00 -03

Como organizar um jantar sem perder a cabeça

Tudo depende do "mise en place". Se você souber o que é isso, vai ver como é fácil.

Kelly Paige
Curta o seu momento.

Organizar um jantar em casa pode parecer estressante. A comida, a bebida, o ambiente e a música: tudo precisa ser levado em conta na hora de planejar o evento.

A boa notícia é que você não precisa arrancar os cabelos. Nem todo mundo é naturalmente uma deusa doméstica como Martha Stewart ou Ina Garten, mas dá perfeitamente para organizar jantares matadores com um pouco de planejamento e seguindo essas dicas simples.

 

Na hora de convidar as pessoas, pergunte sobre restrições alimentares

Nada pior que descobrir que um convidado é vegetariano quando você vai servir carne assada. Para evitar uma correria de última hora, pergunte se seus convidados têm restrições alimentares. Isso vai te ajudar a pensar no cardápio e a garantir que todo mundo vai ter o que comer.

 

Escolha entradas simples

Na hora de pensar no menu, pense em entradas simples, que possam ser preparadas com antecedência e possam ser servidas frias. Além de facilitar seu trabalho no dia, você não vai ocupar o fogão ou o forno.

Algumas opções são pratos de legumes crus com molhinho sazonal, um mix de nozes temperadas, azeitonas marinadas, bruschettas ou um prato de frios. Se parece muito intimidador, o Cheese By Numbers oferece um passo-a-passo para criar lindos pratos de queijos e frios. Monte tudo na cozinha, para que os seus convidados não fiquem acompanhando seus retoques finais.

 

Arrume a mesa na véspera

HuffPost

Esse truque é antigo. Antes de ir dormir, arrume a mesa com toalha, pratos, talheres, guardanapos, copos, flores etc., para ter de evitar correrias de última hora. Escolha as travessas que vai usar para servir a comida e indique com um post-it o que vai em cada uma, caso seu marido, mulher ou amigo precisem te ajudar.

 

Os acompanhamentos são essenciais

Muitas vezes eles ficam em segundo plano, mas os acompanhamentos são essenciais e transformam seu jantar numa refeição completa. Escolha dois ou três que combinem com o prato principal e certifique-se de que só um deles exija atenção antes de servir o jantar. Uma salada que simplesmente precisa ser temperada, algum legume grelhado ou uma salada de grãos que pode ser feita no dia anterior são todos boas opções.

E tenha tudo cortado e preparado – o que os franceses chamam de “mise en place”, algo como “tudo no seu lugar”. É por isso que tudo parece tão simples nos programas de culinária da TV! 

 

Monte um bar self-service e deixe um coquetel pronto

HuffPost

A última coisa que você deveria fazer é preparar os drinques dos seus convidados. Uma solução simples é montar uma estação self-service, com todos os ingredientes para que as pessoas façam seus próprios drinks. Estoque o bar com rodelas de limão ou outros cítricos, água com gás, ervas, pepinos fatiados, azeitonas, frutas silvestres e assim por diante. Uma boa ideia é deixar pronta uma jarra do seu drink predileto. 

 

Prepare o prato principal com antecedência

Você também vai querer curtir os drinks, certo? Então escolha um prato principal que possa ser preparado com antecedência (e que fique ainda mais gostoso depois de pronto), ou pense num prato que possa ser montado e assado enquanto você socializa com seus convidados. Carnes de panela, casseroles, ensopados, frango assado e lasanha são ótimas ideias.

Você pode sentir a vontade de impressionar os convidados com algo elaborado, mas o ideal é preparar algo que você já tenha feito pelo menos uma vez antes.

 

Sobremesa comprada não é o fim do mundo

Faça um favor a si mesmo e compre a sobremesa. Você preparou uma refeição deliciosa inteira e merece o descanso. Pesquise a melhor doceria da cidade e compre duas opções, uma de chocolate e outra de frutas. 

Deixe a máquina de café também preparada, com pó e água. Na hora, basta ligá-la quando você estiver tirando a mesa, e o café ficará pronto bem na hora da sobremesa.

 

Curta o evento!

A última dica é lembrar-se de curtir a noite. Ninguém gosta de um anfitrião estressado. Se você colocou sal demais num prato, acrescente caldo de frango ou suco de limão. Se esqueceu de ligar o forno, sirva mais vinho. Vai dar tudo certo – reunir amigos e familiares é mais importante que a comida em si. Divirta-se!

 

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.