COMIDA
13/07/2019 08:14 -03

Especialistas ensinam o jeito correto de lavar frutas e verduras

É preciso realmente lavar seus hortifrútis e usar um sabão especial para isso? Tudo o que você queria saber.

As discussões sobre como devemos lavar nossas verduras e frutas são muitas. Há quem pense que basta enxaguar frutas e verduras em água. Para outras pessoas, a única maneira de retirar a sujeira, cera e substâncias químicas que recobrem seus hortifrutis é com um produto de limpeza próprio comprado em loja. E que se dane se as frutas ficam com leve sabor de sabão.

Uma coisa está clara: é preciso, sim, passar nossas frutas e legumes em água (e escová-las bem). Mas nem sempre fica claro até que ponto isso é importante, nem como fazê-lo corretamente.

Por isso mesmo, perguntamos aos especialistas. Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Por que devemos lavar as frutas e verduras?

Existem algumas razões por que é importante lavar em água cada fruta e verdura que você consome. Para começar, muitas vezes há sujeira sobre elas, e ninguém gosta de comer sujeira.

Outra coisa ainda mais importante: muitos hortifrutis foram pulverizados com pesticidas, que não são necessariamente seguros para o consumo humano.

Mas, segundo a nutricionista Karina Heinrich, a razão mais importante por que devemos lavar frutas e verduras em água e escová-las é para nos proteger de doenças transmitidas por alimentos contaminados. De fato, segundo a Food and Drug Administration (FDA – o órgão americano que regulamenta alimentos e medicamentos), a cada ano 48 milhões de pessoas adoecem por comer alimentos contaminados.

“Precisamos lavar bem nossas frutas e verduras para reduzir as bactérias e prevenir doenças como a intoxicação alimentar provocada pela bactéria E. Coli”, ela explicou.

O advogado da FDA Marc Sanchez disse que só ouvimos falar de algumas das intoxicações alimentares que ocorrem, como as provocadas por salmonelas e E.coli, mas adoecer pelo consumo de frutas e verduras não lavadas é mais comum do que imaginamos. “Muitas vezes só ficamos sabendo dos grandes surtos, mas contaminação alimentar pode ocorrer em qualquer escala”, ele explicou.

Heinrich destacou também que o timing tem bem mais importância do que a maioria das pessoas imagina, tanto para evitar doenças quanto para prolongar o tempo de vida de seus hortifrutis.

“O melhor momento para lavar os hortifrutis é imediatamente antes de comer ou cozinhá-los”, ela disse. “Evite passar uma água nos hortifrutis e depois guardá-los – isso gera um hábitat úmido, que propicia a multiplicação de bactérias. Umidade em excesso também pode levar frutas e verduras a estragar mais rapidamente.”

Veja como lavar verduras, legumes e frutas

A grande dúvida é se basta colocar frutas e verduras debaixo de água corrente. Para Sanchez, isso já basta. Heinrich discorda.

“Comece lavando suas próprias mãos com água e sabão, para não passar micróbios de suas mãos para os hortifrutis”, disse Sanchez. “Na hora de lavar os legumes e frutas, use água corrente e esfregue os produtos com suas mãos para remover a sujeira e os microorganismos da superfície. Para frutas e legumes com casca dura ou firme, use uma escova vegetal para escovar a superfície. Evite usar água quente – ela pode permitir que os microorganismos penetrem no caule ou na ponta do fruto.”

Gregoria Gregoriou Crowe fine art and creative photography. via Getty Images
Nunca lave frutas vermelhas muito tempo antes de comê-la. Por serem porosas, elas têm mais facilidade em reter a umidade e desenvolver bolor.

Sanchez desaconselha o uso de qualquer produto de limpeza próprio para lavar hortifrutis. Isso porque os efeitos da ingestão desses produtos de limpeza ainda não foram estudados a fundo. Embora Heinrich não sugira o uso desses produtos, que podem gerar novos resíduos sobre os hortifrutis, ela recomenda que a limpeza não se limite a colocar verduras e frutas debaixo de água corrente.

“Enxaguar frutas sob a torneira da cozinha pode remover a sujeira superficial”, ela explicou. “Mas muitas pesquisas mostram que acrescentar bicarbonato de sódio à água é a melhor maneira de eliminar resíduos de pesticidas. Para eliminar ainda mais bactérias, use uma escova vegetal ao lavar hortifrútis com casca grossa e jogue fora as folhas externas de verduras folhosas, como repolho e alface, antes de lavá-las.”

Heinrich recomenda que você encha sua pia da cozinha (limpa, é claro) com água fria e acrescente quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

“Mergulhe as frutas e verduras nessa água com bicarbonato por cinco minutos, depois enxague em água pura e seque levemente com um pano de prato limpo”, ela recomendou. “Mas não siga esse método com frutinhas como morangos, framboesas ou outras frutas e verduras moles, que podem ficar encharcadas demais. Elas também precisam ser lavadas, mas apenas passe-as rapidamente pela solução de água com bicarbonato.”

Algumas frutas e verduras precisam ser mais lavadas que outras?

Nenhuma fruta ou verdura deve ser consumida sem ser lavada, mas pode haver confusão no caso de pacotes de alface, por exemplo, cuja embalagem diz que já foram “triplamente lavadas”. “Essa afirmação não é confirmada nem averiguada pela FDA, razão por que eu sempre recomendo que se lave a alface assim mesmo”, disse Sanchez.

Heinrich tem uma recomendação: preste atenção especial às 12 frutas e verduras mais sujas. “Trata-se de uma lista redigida pelo Grupo de Trabalho Ambiental com um ranking de frutas e verduras segundo sua probabilidade de apresentar resíduos de pesticidas”, explicou a nutricionista.

“A lista das ‘12 mais sujas de 2019’ é formada por morangos, espinafre, couve, nectarinas, maçãs, uvas, pêssegos, cerejas, peras, tomates, aipo e batata inglesa. Mais de 90% das amostras de morangos, maçãs, cerejas, espinafre, nectarinas e couve apresentaram resíduos de dois ou mais pesticidas. Várias amostras de couve revelaram conter 18 pesticidas diferentes.”

Em outras palavras, preste atenção especial para lavar com cuidado qualquer hortifruti da lista dos 12 mais sujos.

O que o governo americano recomenda

Sim, é muita informação sobre como lavar suas frutas e verduras. E não vamos te criticar se você estiver com um pouquinho de medo de sofrer uma intoxicação alimentar. Mas, antes de começar a preparar aquela solução de água com bicarbonato, saiba que as recomendações do governo para a lavagem de hortifrutis são simples:

Lave suas mãos com água e sabão, enxague hortifrutis em água antes de descascá-los e esfregue-os levemente com as mãos sob água corrente. No caso de legumes ou frutas mais duros, use uma escovinha vegetal.

E acenda sua churrasqueira! Você tem alguns legumes para grelhar.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.