COMIDA
06/04/2019 06:00 -03

Como preparar quinoa para que fique realmente saborosa

Ela não contém gluten, é rica em fibras é uma proteína completa (contém todos os nove aminoácidos essenciais).

Membro da família dos grãos, a quinoa frequentemente é mal-falada, e é hora de resolver esse problema. Ela é uma semente originária da América do Sul, onde foi uma das bases da dieta dos incas, que a descreviam como “mãe dos grãos”. Ela não contém gluten, é rica em fibras e tem algo raro: ela é uma proteína completa (ou seja, contém todos os nove aminoácidos essenciais). Por todas essas razões a quinoa é uma ótima fonte vegetal de proteínas para vegetarianos e veganos.

Então por que algumas pessoas que não a apreciam a descrevem como uma gororoba sem sabor? Provavelmente porque não a estão preparando corretamente. Veja a seguir algumas dicas que vão transformá-lo em entusiasta da quinoa.

Toste a quinoa para liberar mais sabor.

Kelly Paige

O primeiro passo para uma quinoa perfeita consiste em tostá-la. Como muitas nozes, castanhas e grãos, a quinoa é mais saborosa depois de tostada ou assada. Toste-a em uma frigideira seca, sem óleo, por cinco a sete minutos em fogo baixo a médio, até ela dourar levemente e adquirir aroma de nozes. 

Enxague a quinoa antes de cozinhá-la.

Kelly Paige

Depois de tostar a quinoa, é hora de enxaguá-la rapidamente em água. A quinoa possui um revestimento natural de saponinas. Se você não a lavar primeiro, esse revestimento deixará um sabor amargo de sabão em sua boca. Essa é uma das grandes razões por que muitas pessoas pensam que não gostam de quinoa. Coloque a quinoa numa peneira fina e lave-a com água corrente fria por um ou dois minutos para remover essa camada.

Experimente cozinhá-la como se fosse macarrão.

Kelly Paige

Há inúmeras teorias sobre a melhor maneira de cozinhar quinoa ― use duas vezes mais água que grãos, cubra a panela, deixe-a descoberta, cozinhe a quinoa no vapor, ferva a quinoa, refogue-a, use uma panela especial para arroz ― a lista é longa. Esqueça tudo isso, é bobagem. O segredo para obter quinoa fofa e macia está em não seguir as regras.

A melhor maneira talvez seja cozinhar a quinoa como se fosse macarrão. Ferva uma panela grande de água com sal, jogue a quinoa lá dentro e cozinhe em fogo baixo por cerca de 12 minutos com a panela destampada. Antes de escorrer, experimente a quinoa para ver se está cozida. Ela deve estar macia, mas ainda levemente crocante. Também deve apresentar um anelzinho branco do lado de fora de cada grão, indicando que está pronta.

Escorra a quinoa cozida, usando a peneira fina, e deixe-a descansar por pelo menos 15 minutos para soltar qualquer água ou umidade excedente. Depois afofe-a com um garfo, como se fosse cuscuz árabe.

Acrescente temperos aromáticos.

Kelly Paige

Enquanto a água para cozinhar a quinoa está esquentando, acrescente alguns ingredientes aromáticos para intensificar o sabor. Cebola, alho, folhas de louro e tomilho são bons como ponto de partida, mas fique à vontade em ajustar os temperos segundo o perfil de sabor que você procura para o prato final. Se você vai usar a quinoa em um prato mexicano, jogue um pouco de cominho tostado na água. Se for usá-la em um prato indiano, acrescente cúrcuma, ou, para um prato tailandês, um pouco de gengibre fresco. Acho que você entendeu a ideia. 

Não se limite a usar a quinoa em saladas.

Kelly Paige

Agora que você já sabe cozinhar quinoa, vamos falar de maneiras diferentes para usar o ingrediente. Ele é muito mais versátil do que você talvez imagine e pode ser usado para muitas outras finalidades além de uma simples salada de quinoa.

Acrescente a quinoa cozida a sopas e quisados para dar mais consistência aos pratos, misture-a com miolo de pão para criar uma alternativa mais saudável a frango ou peixe à milanesa, use-a como ingrediente sem glúten para dar liga em hambúrgueres vegetais ou, bem tostadinha, como cobertura crocante de saladas. Na dúvida, você sempre pode acrescentar queijo e convertê-la num assado de queijo. Ninguém vai recusar esse quitute.

Também há lugar para a quinoa em sobremesas.

Kelly Paige

Fuja às convenções: use a quinoa em pratos doces também! Misture-se a seu mingau de aveia matinal, acrescente quinoa a barrinhas de granola, utilize-a no lugar da farinha de trigo tradicional no preparo de bolos, inclua-a em cookies para o café da manhã, misture-a na massa de panquecas. Você pode até convertê-la em “chocolate bark”, uma espécie de doce durinho e crocante à base de chocolate e quinoa.

Na próxima vez que você estiver no supermercado e topar com essa semente pequena, mas poderosa, dê outra chance a ela. Você vai se agradecer mais tarde.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.