NOTÍCIAS
07/04/2020 08:16 -03

Como fazer a sua própria máscara facial de tecido e sem máquina de costurar

Além de protocolos como lavar as mãos e usar álcool em gel, o ideal é usar máscaras para criar uma barreira física contra o coronavírus.

A pandemia de coronavírus criou uma demanda sem precedentes por máscara facial no sistema de saúde. Milhões dos chamados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são necessários para proteger tanto profissionais de saúde, além dos próprios pacientes e pessoas sintomáticas.

Com a demanda, veio a escassez. Por isso, em todo o mundo, a população tem produzido suas próprias máscaras em casa de forma espontânea, seguindo tutoriais disponíveis nas redes sociais - mesmo com a orientação anterior de que somente pessoas com sintomas deveriam usá-las.

Nas últimas semanas, autoridades de saúde em todo mundo e também a OMS (Organização Mundial da Saúde) mudaram o discurso: cada vez mais este equipamento é recomendado como aliado no combate à covid-19 - principalmente, por evitar que gotículas se espalhem e transmitam o vírus.

Porém, à luz da escassez de máscaras faciais para serem usadas no sistema de saúde, é imperativo que aqueles que puderem se abstenham de comprar as máscaras que nossos profissionais de saúde tanto precisam. A melhor opção é fazer a própria máscara em casa. Esta foi também uma recomendação oficial.

“Tenha quatro ou cinco máscaras dessas, lave com água sanitária. Agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta agora ficar lamentando que a China não está produzindo. Nós vamos ter que criar as nossas armas e serão aquelas que nós tivermos”, disse Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, na semana passada, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

O Ministério da Saúde publicou um vídeo com orientações de como fazer a máscara de proteção caseira de forma segura, além de disponibilizar um link com protocolos de como manusear e limpar o acessório corretamente.

A posição da OMS é semelhante. A organização ainda lembra que as máscaras só são eficazes quando usadas em combinação com a lavagem frequente e adequada das mãos. E se você usa uma máscara, deve saber como usá-la e descartá-la adequadamente. E, é claro, siga todos os protocolos locais e evite sair de casa, a menos que seja absolutamente necessário.

Quais máscaras são mais eficazes?

Existem dois tipos de máscaras faciais que podem ajudar a reduzir as chances de contrair coronavírus: as chamadas N95, que são justas e de grau médico, e as máscaras cirúrgicas - as apresentadas nos tutoriais abaixo - que são frouxas e relativamente finas.

As máscaras cirúrgicas não são ideais para uso hospitalar diante da covid-19, porque permitem que pequenas gotículas penetrem nas partes da máscara, mas são úteis para aqueles que se aventuram a sair de casa para comprar mantimentos ou ir à farmácia, por exemplo. 

Um estudo de máscaras faciais caseiras da SmartAirFilters.com descobriu que camisetas e fronhas de algodão são os melhores materiais caseiros para fazer máscaras, com base em sua capacidade de capturar partículas. Elas permitem a respiração, mas criam algum tipo de barreira que já é eficaz contra o vírus.

Como fazer a sua própria máscara facial com tecido

Reunimos vários tutoriais para fazer em casa, sem máquina de costura, que exigem poucas habilidades de criação e podem ser usadas ​​para sua proteção pessoal. Lembre-se de que as bordas da máscara devem ficar bem ajustadas à pele. Leia os tutoriais e escolha o que melhor combina com você.

Tutorial 1: O oficial do Ministério da Saúde

 

Tutorial 2: Requer tecido, elásticos, cola de tecido e ferro

 

Tutorial 3: Cinco ideias sem costurar (é tão simples quanto dobrar um cachecol para ser usado livremente no rosto)

 

Tutorial 4: Como fazer uma máscara simples com um feltro

 

Tutorial 5: Uma máscara simples feita de uma camiseta