COMIDA
27/06/2019 07:05 -03

Os erros que tornam seu espaguete de abobrinha aguado e chocho

Espaguete de abobrinha é um prato saudável e pode ser bastante saboroso – se você fizer do jeito certo.

Westend61 via Getty Images
Espaguete de abobrinha é um prato prático e saudável.

O espaguete de abobrinha é um prato fácil, rápido e uma ótima opção para uma refeição leve e saudável. Feito a partir da própria abobrinha crua, cortada com cortador elétrico ou em um ralador comum, o legume fica com aspecto de espaguete e substitui a tradicional macarrão feito com farinha de trigo. 

O problema, geralmente, é que muita gente se decepciona com o resultado. Por ser basicamente feita de água, a abobrinha tende a ser aguada e isso pode acabar com o sabor da refeição. 

Na verdade, fazer um saboroso espaguete de abobrinha requer alguns cuidados. Veja abaixo alguns erros que você provavelmente está cometendo ao fazer um espaguete de abobrinha: 

Você está cozinhando da forma errada

Rocky89 via Getty Images
No processo de cozimento, a abobrinha libera bastante água.

Um dos maiores problemas do espaguete de abobrinha é que ele solta muita água. Para que isso não aconteça, existem dois jeitos de cozinhá-lo: na frigideira ou no forno. 

No primeiro método, mais comum, basta colocar o espaguete em uma frigideira aquecida. Porém, antes disso, você precisa retirar um pouco da umidade do vegetal, senão ele vai soltar muita água durante o cozimento. 

Para isso, coloque o espaguete em uma peneira sobre a pia e misture com sal. Deixe-a lá descansando por 30 minutos. O sal vai tirar um pouco da água e, depois do tempo, pressione levemente a abobrinha para liberar mais água. Não retire toda a água do alimento, até a última gota. Isso deixará a abobrinha sem vida e sem sabor. 

Depois disso, coloque o macarrão na frigideira aquecida e cozinhe por 3 ou 4 minutos em fogo médio. 

Você também pode assar o espaguete no forno. Para isso, deixe o forno pré-aquecendo por alguns minutos. Coloque a abobrinha em uma assadeira grande e adicione sal marinho. O objetivo é que a abobrinha fique bem espalhada. 

Asse a abobrinha por 15 minutos ou até o macarrão ficar ao seu gosto. Neste tempo, ela ficará al dente. Depois disso, você pode secá-la com papel toalha caso queira remover mais umidade. 

Você acrescenta o molho durante o cozimento

ARTindividual via Getty Images
O molho não pode ser adicionado enquanto a abobrinha está sendo cozida.

Outro erro comum é misturar o molho do macarrão durante o cozimento da abobrinha. Além de a abobrinha já ser aguada, o molho vai deixar tudo mais úmido e estragar o prato. O molho só deve ser misturado ao espaguete pouco antes de ser servido.  

Você deixa a abobrinha cozinhando tempo demais

Se for na frigideira, a abobrinha não deve passar dos 5 minutos. Por ser basicamente água, ela pode literalmente se desmanchar ao ser cozida por mais tempo. Fique sempre de olho enquanto estiver fazendo a abobrinha e tente retirar água antes e depois do cozimento, com o truque do sal ou com ajuda do papel toalha. 

Você acrescenta ingredientes que também são aguados

banusevim via Getty Images

Se você está cozinhando abobrinha e adiciona um molho vermelho, você está acrescentando muita umidade e vai transformar seu prato em uma sopa. Em vez disso, você pode adicionar o molho com alimentos que absorvam a umidade, como queijos, carnes, farelos de pão e outros vegetais, como a berinjela.

Você demora para servir (ou come em outro dia)

É sempre bom lembrar que um saboroso espaguete de abobrinha é servido logo depois de ser feito. Não espere por minutos ou horas, uma vez que a abobrinha tende a perder a boa aparência e sabor.

Receita do Espaguete de Abobrinha

yasuhiroamano via Getty Images
A aparência é ótima!

Que tal aproveitar as dicas a seguir e tentar fazer em casa? Veja a receita da Mondial de um espaguete de abobrinha ao molho pesto de manjericão:

Ingredientes:

  • 1 abobrinha italiana média
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • ½ xícara de chá de castanhas do pará
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado
  • 2 xícaras de chá de manjericão fresco
  • 1 dente de alho
  • ½ xícara de chá de azeite
  • 1 colher de sopa de suco de limão siciliano
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Como fazer: passe a abobrinha inteira (já lavada) na faca spaghetti do seu cortador elétrico, no ralador comum ou mesmo cortando com uma faca. Deixe descansando em uma peneira com um pouco de sal por 30 minutos. 

Em uma frigideira, aqueça a manteiga e salteie o espaguete de abobrinha por cerca de 3 a 4 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.

Bata todos os demais ingredientes em um processador ou liquidificador com a opção pulsar, triturando até formar uma pasta crocante. Misture imediatamente ao espaguete e sirva. Pronto!