Como fazer um drink de café que vai deixar o Starbucks no chinelo

Aprenda a preparar em casa um drink parecido com o Frapuccino.

O Frapuccino do Starbucks virou uma bebida icônica por um bom motivo: as “raspadinhas” de café estão no ponto ideal entre a indulgência e a refrescância.

Esnobes fanáticos por café podem desprezar esse tipo de bebidas, dizendo que não é “café de verdade“. Mas existe a antiga tradição italiana da granita, uma sobremesa feita de espresso semicongelado e raspado.

O café congelado merece respeito. Mas pode parecer desafiador preparar uma versão comparável à servida em cafés na cozinha da sua casa. Com isso em mente, pedimos conselhos a profissionais do ramo. Veja as dicas e receitas que eles nos deram.

1 - Café forte funciona melhor

Como as bebidas de café congeladas são misturadas com gelo, uma reclamação comum é que elas tendam a ficar aguadas. Para garantir os sabores distintos do café, o blogueiro Jee Choe, do Coffee At Three, recomenda o uso de “café forte ou café passado a frio concentrado, pois o sabor não ficará diluído pela presença do gelo”.

Deanne Gustafson, cofundadora da Kombucha On Tap, uma empresa do sul da Califórnia que também distribui café preparado a frio em barris e latas, considera esse método de preparação ideal para um café congelado. “A bebida gelada é menos ácida que o café normal, então [o café congelado] terá um sabor mais adocicado sem adicionar calorias”, diz Gustafson.

2 - Coloque um pouco de café moído bem fino no liquidificador.

Se você quer uma maneira rápida e simples de realçar o sabor do café, experimente essa técnica usada por Dan Pabst, gerente de desenvolvimento de café e novos produtos da Melitta: “Para fazer uma bebida de café congelado, além de usando algum tipo de café em forma líquida, misture meia colher de chá ou mais de café moído bem fino. Isso vai acrescentar um belo sabor de café!”

3 - Também é possível fazer um ótimo café congelado com o instantâneo.

Graças à recente popularidade do café dalgona, o café instantâneo ficou mais relevante do que nunca. Se você não tiver café passado a frio nem pós de café, mas tem um café instantâneo à mão, saiba que também é possível preparar um ótimo café congelado.

“Um café instantâneo de torrefação escura dará um sabor mais parecido com o do Starbucks, enquanto uma torrefação média fica mais próxima do sabor do seu café local”, afirma Ian Kolb, gerente da CupLux Coffee, em Charlotte, Carolina do Norte. “Dissolva completamente o café instantâneo em 60ml de água, de preferência quente. Coloque no liquidificador com os outros ingredientes da receita. Misture até atingir a consistência desejada.”

4 - Seja estratégico com o gelo.

Sim, o café forte reduz o risco de uma bebida aguada, mas também é essencial selecionar cuidadosamente seus cubos de gelo e seu processo de mistura.

“A chave para qualquer bebida/coquetel congelado é o controle do gelo”, diz Mike Arquines, cofundador da Mostra Coffee , de San Diego. “Levar em conta a diluição e a textura final em cada etapa do processo é a diferença entre uma bebida suave e cremosa e um monte de gelo picado.”

David Duron, cofundador da torrefadora de café Brazen Hazen, do Havaí, incentiva os entusiastas do café congelado a “congelar o café em cubos e usá-los no lugar do gelo normal”.

Do ponto de vista do equipamento, Choe sugere o uso de um bastão de liquidificador para triturar o gelo de maneira mais uniforme: “Faz uma grande diferença para obter um café congelado mais homogêneo”.

5 - Não se sinta obrigado a adicionar toneladas de ingredientes e coberturas.

Muitos críticos do Frappuccino afirmam que essas bebidas incluem muitos ingredientes extra ― xarope de chocolate, biscoitos ou caramelo – que mascaram completamente o sabor do café. Se você também pensa assim, console-se com as palavras de Raffaello Van Couten, do Eleva Coffee, de Nova York: “Não precisa inventar moda. Os consumidores querem ser surpreendidos, mas não querem pensar sobre no assunto”.

6 - Quer ‘batizar’ seu café congelado? Escolha um destilado saboroso.

Inúmeras culturas combinam bebidas alcoólicas e café, por excelentes motivos. Ao fazer um café congelado fortificado, você certamente pode escolher um destilado “óbvio” como licor de café ou creme irlandês. Mas Egor Polonskiy, gerente de educação comercial e mixologia da Patrón, sugere ser criativo.

“Você pode usar vários destilados como base”, diz Polonskiy. “Recomendo encontrar algo que tenha muito sabor, complemente o café e tenha teor alcoólico suficiente para se destacar na bebida.”

Veja abaixo 3 receitas de café congelado que você pode fazer em casa.

Mocha Frappe
Mocha Frappe

O Mocha Frappuccino está entre as bebidas mais adoradas do Starbucks. Se você quiser preparar em casa, esta receita proporcionará uma bebida de textura suave e equilíbrio perfeito dos sabores de café e chocolate.

Ingredientes (para 4 pessoas)

. 16 cubos de gelo de café

. 2 xícaras de leite normal ou leite de aveia com chocolate

. 2 colheres de sopa de xarope de chocolate

. 2 colheres de sopa de xarope simples

. 1 xícara de licor de creme (opcional)

. Chantilly, calda de chocolate, raminho de hortelã (para decorar)

Preparação

1 - Faça cubos de gelo de café guardando as sobras de café na geladeira, num recipiente de vidro. Assim que tiver duas xícaras, despeje em uma bandeja de cubos de gelo e congele.

2 - Adicione os cubos de gelo de café, o leite, o xarope de chocolate, xarope simples e licor de creme (se for usar) no liquidificador e bata até que os cubos de gelo de café estejam triturados e a mistura tenha a textura de sua preferência.

3 - Sirva num copo com as guarnições e beba de canudinho.

The Golden Percolator

De Matt Shook (dono da JuiceLand, da cidade de Austin, no Texas, EUA)

O Golden Percolator
O Golden Percolator

Esse smoothie refrescante da famosa loja de sucos JuiceLand inclui ingredientes aromáticos como canela e raiz de cúrcuma, que despertam notas de sabor profundas na base de café passado a frio e complementam as bananas congeladas. O resultado é uma bebida ideal para começar o dia.

Ingredientes (1 smoothie de 450ml)

. 300ml de leite de cânhamo

. 150ml de café frio

. 2 bananas, descascadas, congeladas e quebradas em pedaços

. 1/4 colher de chá de canela

. 1 colher de sopa de óleo de coco

. 1 colher de sopa de raiz de cúrcuma fresca

Preparação

Adicione todos os ingredientes ao liquidificador bata em alta velocidade até obter uma consistência homogênea.

Granita de espresso

De Giorgio Milos (barista mestre, illy Coffee)

Granita de espresso
Granita de espresso

Como mencionamos anteriormente, as bebidas de café congeladas que vemos nos cafés hoje devem muito à granita italiana. Siga esta receita para preparar esse clássico em casa. Em termos de textura a, granita fica entre o Frappuccino e um sorbet, então se você tiver sorte o suficiente para possuir uma “colher canudo”, agora é a hora de usá-la.

Ingredientes (para 2 pessoas)

. 300ml de café espresso (se recém-feito, deixe esfriar por 5 minutos)

. 45g de açúcar

Preparação

1 - Misture o café e o açúcar em uma tigela que possa ir ao freezer. Certifique-se de que o açúcar foi inteiramente dissolvido. A quantidade de açúcar pode ser ajustada, mas quanto mais doce estiver o café, mais tempo ele vai demorar para congelar.

2 - Coloque a tigela no freezer e deixe congelar por 2-3 horas, dependendo da consistência desejada. A cada 20 minutos, mexa bem o café e devolva ao freezer.

3 - Quando o processo de congelamento estiver concluído, tire a granita de colheradas e coloque num copo. Se quiser um toque alcoólico, complete com o licor de escolha.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.