Como evitar que seus óculos fiquem embaçados quando você usa máscara

Para quem usa óculos, a adoção da máscara trouxe esse probleminha adicional.

Lave as mãos com cuidado antes de colocar a máscara. Cubra bem o nariz e a boca. Evite tocar a máscara. Na hora de tirá-la, faça isso com cuidado, sem tocar seu rosto com as mãos. As máscaras para combater a propagação do coronavírus ficaram populares e os conselhos para seu uso eficaz são conhecidos. Mas no caso de quem usa óculos, há um problema adicional, que surge já na primeira expiração: lentes embaçadas.

Graças à condensação, o ar quente expirado pelo nariz ou a boca entra em contato com as lentes dos óculos, mais frias, e o resultado é aquela “neblina” em frente aos olhos. Mas há vários truques que podem ser empregados para evitar esse fenômeno.

Para quem usa óculos, usar a máscara traz um desafio a mais.
Para quem usa óculos, usar a máscara traz um desafio a mais.

Lavar os óculos com água e sabão

Uma das dicas mais simples foi recomendada em 2011 por cientistas em um artigo publicado nos Annals of the Royal College of Surgeons of England. Simples mesmo: lavar os óculos com água e sabão, agitá-los e então deixá-los secar ao ar livre ou enxugá-los com um pano macio. A lavagem com sabão deixa uma camada fina sobre as lentes, e isso deve impedir que as moléculas de água produzam uma nebulização. Em vez disso, elas se espalham “de modo uniforme em uma camada transparente”. Essa técnica não evita o embaçamento por um dia inteiro, mas deve resolver o problema por algumas horas.

Colocar um lenço de papel ou de pano entre a máscara e a pele

Outra dica é colocar um lenço entre a máscara e sua pele. Como mostra o médico no vídeo abaixo, basta dobrar um lenço e posicioná-lo entre a parte superior da máscara, sobre a raiz do nariz, e a pele. O lenço assim posicionado absorve a umidade do ar expirado, evitando o embaçamento.

Dobrar a parte superior da máscara

Outra técnica consiste em dobrar a parte superior da máscara. Para isso, se a parte superior da máscara estiver suficientemente solta, basta dobrar o quarto superior antes de colocar a máscara. É o que aconselha o departamento de polícia metropolitana de Tóquio (veja no vídeo em japonês abaixo). Evidentemente, esse truque só funciona com máscaras de tecido e que sejam folgadas, pois, na prática, ele reduz o tamanho da máscara, o que pode prejudicar seu funcionamento.

Uma pecinha chamada “pince mi”

Para acabar com o problema do embaçamento dos óculos, uma fabricante francesa de chapas metálicas, a SMG, desenvolveu um acessório de aço inoxidável para ser usado com máscaras: o “pince mi”.

Segundo reportagem da estação France 3 Hauts-de-France, essa pecinha, que conserva a forma em que é pressionada, permite que você aperte o alto da máscara, ajustando-o perfeitamente ao nariz. Desse modo, o ar expirado não vai mais sair apenas pelo alto da máscara. A empresa pretende produzir entre 150 mil e 300 mil unidades por dia para atender à demanda.

* Este texto foi originalmente publicado no HuffPost França e traduzido do francês.