COMIDA
21/04/2019 01:00 -03

Como conservar melhor os ovos de chocolate que sobraram da Páscoa

Sabia que a geladeira está longe de ser o melhor lugar?

artisteer via Getty Images
Temperatura e umidade são fatores essenciais para a longevidade dos ovos de Páscoa.

Domingo de Páscoa é aquela alegria. Ovos de chocolate para todos os lados. Porém, a não ser que você queira propositalmente sofrer uma overdose de açúcar e detonar tudo de uma vez, é esperado que sobre muita coisa para os dias que vêm a seguir.

Mas qual é a melhor maneira de guardar, pelo máximo de tempo possível, o que sobrou da festa sem que o sabor e a consistência do chocolate não sofram alterações?

Veja aqui algumas dicas preciosas para conservar os ovos que separamos para você:

 

1 - Prevenir é melhor que remediar
Antes mesmo de dar o ovo de chocolate de presente, guarde-o em um lugar seco, arejado e sem exposição à luz natural ou artificial. Importante: Nada de geladeira.

 

2 - O processo de embalar é MUITO importante
O ideal é manter o que sobrou na embalagem do próprio produto, bem fechada. Se não a tiver mais, embale o ovo em papel alumínio sem esquecer de fechar com cuidado.

 

3 - Vidro, sempre vidro
Colocar os restos já embalados no papel do ovo ou em papel alumínio em um recipiente de vidro. O vidro é um material que não deixa cheiro e é mais fácil de higienizar. Ou seja, limpe e seque bem o recipiente antes de usá-lo. Guarde-o bem vedado em um lugar seco, arejado e sem exposição à luz natural ou artificial.

 

4 - Dê preferência aos caseiros e recheados
Na hora de decidir quais ovos consumir primeiro, sempre escolha os caseiros e recheados, como os trufados. Neles são utilizados ingredientes mais perecíveis, como creme de leite, por exemplo - por isso devem ser consumidos mais rápido que os comuns. O ideal é que eles sejam consumidos em, no máximo, 5 dias após abertos. Para guardá-los, siga o mesmo procedimento explicado acima.

 

5 - Geladeira? Não!
Não guarde o que sobrou dos ovos de chocolate na geladeira. A baixa temperatura e alta umidade alteram o sabor e consistência do chocolate, além de facilitar a aparição de fungos e manchas brancas no ovo. 

 

6 - Temperatura ideal
A temperatura ideal para manter o chocolate sem alterar seu sabor e consistência por mais tempo é entre 13ºC e 23ºC.