Como congelar comida para a quarentena

Como armazenar, que tipos de comida congelam melhor, quanto tempo dura e como descongelar.

Muita gente estocou comida por causa da pandemia do coronavírus. Existem muitas receitas que você pode fazer com alimentos que duram bastante tempo guardados, como atum em lata, macarrão, arroz e feijão, mas não se esqueça de outro item valioso da cozinha: o freezer.

Algumas receitas congelam perfeitamente, como sopas, ensopados, chilis, almôndegas e massas – veja aqui algumas das nossas favoritas. E lembre-se de que uma receita não precisa ser rotulada como “compatível com freezer” para ser congelada. Você pode congelar praticamente qualquer coisa (embora os alimentos mencionados acima são os que mas bem mantêm sabor e textura depois de descongelados).

Compre ingredientes frescos, prepare alguns pratos e guarde-os no freezer para a eventualidade de você não encontrar frutas, legumes e carnes frescas no supermercado.

É importante ter em mente algumas dicas quando se trata de preparar alimentos para congelar. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre recipientes, quanto tempo os alimentos duram, como descongelá-los e muito mais.

Como preparar comida para congelar

É importante deixar a comida esfriar até a temperatura ambiente antes de colocá-la no freezer. Um prato quente de lasanha, por exemplo, aumentará a temperatura do freezer, o que pode aumentar as chances de proliferação de bactérias.

Siga essas diretrizes do site allrecipes.com para congelar alimentos com segurança:

  • Use apenas embalagens e recipientes especiais para congeladores. Eles devem ser à prova de umidade e de vapor.

  • Retire a maior quantidade de ar possível dos recipientes. Ao congelar líquidos, deixe sempre um espaço extra, pois eles vão expandir. Se estiver usando saquinhos tipo Ziploc, tente remover o ar ao máximo.

  • Alimentos sólidos, como carnes, devem ser enrolados em papel alumínio e só depois colocados nos saquinhos.

  • No caso de recipientes rígidos, use os que têm tampas firmes e certifique-se de que a borda de vedação está bem seca, para garantir o fechamento adequado.

  • Anote a data em que cada item foi para o congelador.

  • Em muitos casos, embalagens de carnes e peixes compradas no supermercado não precisam de atenção extra antes do congelamento. Mas, se elas vêm em bandejinhas de isopor fechadas com filme plástico, melhor colocá-la num recipiente mais adequado para o freezer.

  • Prefira recipientes pequenos, de capacidade de no máximo 1 litro, para garantir que o congelamento ocorra em tempo hábil (ou seja, dentro de quatro horas). Alimentos com 5 centímetros de espessura demoram cerca de duas horas para congelar completamente.

Além disso, nunca congele em frascos de vidro, a menos que sejam explicitamente seguros para o congelador, pois o vidro pode quebrar (principalmente se você estiver congelando líquidos. Eles podem expandir à medida que congelam). Em vez disso, use recipientes de plástico ou um saquinhos tipo Ziploc.

Sopas e ensopados

Saquinhos específicos para o congelador são uma ótima opção para esse tipo de comida. Distribua a sopa em vários saquinhos. Fica mais fácil acomodar no freezer, e você pode descongelar cada porção individualmente.

Carne, frango e peixe cozidos

Mais uma vez, os saquinhos são a melhor opção. Você pode tirar bastante ar do interior, o que evita que a comida “queime” no freezer. Quanto mais ar conseguir retirar, melhor.

Veja quanto tempo você pode manter cada tipo de carne no freezer:

  • Frango cozido – quatro meses

  • Frango cru em pedaços – nove meses

  • Frango cru inteiro – um ano

  • Carnes cozidas – de dois a três

  • Peças de carne cruas – de quatro meses a um ano

  • Bifes crus – de quatro meses a um ano

  • Carne moída crua – de três a quatro meses

Caçarolas e massas preparadas no forno

Você pode ficar tentado a congelar uma lasanha inteira, mas primeiro espere ela esfriar até a temperatura ambiente. Isso é especialmente importante se você tiver usado um recipiente tipo Pyrex, de vidro, pois ele pode quebrar com o choque de temperatura. Uma alternativa é comprar assadeiras de alumínio descartáveis. Tampe e depois enrole bem em plástico filme. O BonAppetit.com diz que você pode ir além: “usando uma assadeira normal, cubra todo o interior com papel alumínio, deixe esfriar e congele. Depois, basta tirar a lasanha (ou qualquer outra preparação) inteira da assadeira, embalá-la com cuidado e devolvê-la ao freezer.”

Se estiver usando um recipiente de vidro, espere que ele esfrie completamente antes de levá-lo ao congelador.
Se estiver usando um recipiente de vidro, espere que ele esfrie completamente antes de levá-lo ao congelador.

Ervas frescas

Se você tiver tomilho, endro, manjericão, salsinha, coentro, cebolinha etc., faça o seguinte: lave-os, pique-os e coloque-os numa forma de gelo. Coloque um pouquinho de água em cada cubo e congele. Quando estiver pronto para usá-los, jogue o cubo inteiro numa panela quente e eles se dissolverão.

Você também pode misturar ervas com manteiga (espere chegar à temperatura ambiente para facilitar o manuseio). Faça um cilindro, enrole em papel manteiga e leve ao freezer. Depois, basta cortar um pedaço, colocar em cima de uma posta de salmão, por exemplo, e levar ao forno.

Como descongelar os alimentos congelados

O guia do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para descongelamento seguro recomenda os seguintes métodos:

Na geladeira: é o método mais demorado, mas sem dúvida o mais seguro. Alguns itens, dependendo do tamanho, podem levar dias para descongelar.

Na água fria: É um pouco mais rápido. Acomode os alimentos congelados em um saco bem fechado antes de colocá-los na água

No microondas, usando o modo degelo: É o método mais rápido, mas você deve preparar a comida imediatamente após o descongelamento. Quanto tempo durarão as refeições congeladas no congelador?

Quanto tempo as refeições duram no congelador?

A internet está cheia de guias úteis que nos dizem quanto tempo a comida dura no freezer, mas o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que esses guias não se referem à segurança de consumi-los. Todos os alimentos congelados são seguros para consumo - desde que fossem seguros no momento em que foram congelados

“Como o congelamento mantém os alimentos em segurança quase indefinidamente, os tempos de armazenamento recomendados dizem respeito apenas à qualidade”, de acordo com o USDA. “Os alimentos armazenados constantemente a -18 graus centígrados sempre serão seguros. Mas a qualidade é afetada pelo armazenamento prolongado no congelador.”

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.