COMIDA
19/08/2019 14:27 -03

As 7 melhores estratégias para beber mais água durante o dia

Sempre esquece de beber água durante o dia? Saiba como tornar isso um hábito.

Se manter hidratado é essencial para a saúde. Água te dá mais energia, melhora o aspecto da pele e cabelos, regula o funcionamento do intestino e até ajuda a manter a saciedade. 

Como nosso corpo é composto basicamente de água, se manter hidratado requer beber cerca de 2,5 litros por dia. A quantidade, porém, varia de pessoa para pessoa e depende do seu estilo de vida. Uma pessoa mais ativa, que faz exercícios físicos, precisa beber mais água, por exemplo. 

Por outro lado, beber pouca água pode gerar diversos problemas de saúde, desde dor de cabeça, constipação e até pedras no rim. 

Por isso, o ideal é beber muita água todos os dias. Mas, para muitas pessoas, isso ainda é um desafio diário. Selecionamos algumas estratégias certeiras para você aumentar seu consumo de água no dia a dia. Veja: 

1. Invista em uma garrafa de água

d3sign via Getty Images

O primeiro passo para garantir a ingestão de água é ter sempre por perto uma garrafa cheia, principalmente na mesa do trabalho. Cultive o hábito de abastecê-la assim que você chegar no trabalho e quando você ela se esvazia. Uma garrafa de água sempre cheia é um convite e lembrete para se manter hidratado. 

2. Estabeleça metas  

Tirachard via Getty Images

Uma outra dica para beber água regularmente e criar metas durante o dia, como beber uma garrafa inteira antes do almoço e, depois, uma outra leva até o final do expediente. Assim, você estará permanentemente bebendo água. 

3. Beba água ao acordar e ao se deitar

NazariyKarkhut via Getty Images

Beber água ao acordar é a melhor maneira de começar o dia bem hidratado. Assim como criar metas é importante para você ter o hábito de beber muita água, uma outra dica é beber água assim que você acorda, antes mesmo do café. Tomar um copo d’agua antes de dormir também lhe ajudará a se manter hidratado durante o sono. 

4. Coma frutas e vegetais que contêm muita água

virtustudio via Getty Images

Gosta de melancia, melão e alface e abobrinha? Não esqueça que estes alimentos são compostos de água. Introduzi-los na sua dieta diária te deixará muito mais hidratado. 

5. Considere trocar o refrigerante por água com gás e limão

brazzo via Getty Images

Sim, o gosto é bem diferente, mas tudo começa com a mudança de hábito. Para quem ama o gás do refrigerante, uma opção é trocar a bebida açucarada pela água com gás com gelo e limão. 

6. Faça água aromatizada

AnaMOMarques via Getty Images

Se você acha água “sem graça”, aposte em alguns ingredientes para torná-la mais interessante. A infusão de frutas, gengibre e ervas pode dar um gostinho especial. 

Algumas ideias são água com fatias de pepino e limão, água com kiwi e morango, água com folhas de hortelã com gengibre, água com gengibre e laranja. Deixe sua criatividade rolar solta ― só não vale adicionar açúcar. 

7. Tenha lembretes

LightFieldStudios via Getty Images

Nada disso dará certo se você não se lembrar, primeiramente, de beber água. Algo que pode ajudar nisso é ter lembretes no celular, no trabalho ou em casa para beber água. Pode ser um post-it na mesa do trabalho ou mesmo um alarme que toca diariamente, quantas vezes você decidir. 

Só não vale ter preguiça e ignorar todas estas estratégias. Água é essencial para o corpo e introduzi-la no seu dia a dia, assim como outras coisas na vida, deve ser algo natural. Certamente, se você seguir estas dicas por algumas semanas, depois você sentirá falta e saberá que, de uma vez por todas, beber água virou um hábito saudável.