COMIDA
21/02/2019 15:50 -03 | Atualizado 21/02/2019 19:58 -03

7 comidas 'italianas' servidas no Brasil que não existem na Itália

Pizzas enormes, fogazza bem recheada e filé a parmegiana são paixões nacionais ― só no Brasil, pois nenhuma delas realmente foi criada em solo italiano.

Neste 21 de fevereiro se comemora o “Dia Nacional do Imigrante Italiano”. A data, instaurada desde 2008, celebra o dia em que chegava ao Brasil o Vapor La Sofia, navio com a primeira leva de imigrantes italianos ― 145 anos atrás. 

A travessia pelo oceano Atlântico mudou a vida de milhares de famílias italianas para sempre ― assim como a história, cultura e gastronomia do Brasil.

Quase um século e meio depois, a comida ítalo-brasileira, uma das grandes heranças dos nossos antepassados italianos, é uma das mais queridas e admiradas pelo País. 

Pizzas de sabores variados, uma fogazza quentinha e uma deliciosa palha italiana são grandes paixões nacionais ― só nacionais, pois nenhuma destas comidinhas “italianas” realmente foi criada por lá.

Veja abaixo algumas invenções “italianas” que não existem na Itália: 

1. Filé a parmegiana

O prato feito com fritas, arroz branco e um enorme filé mignon ou frango empanado é muito popular no Brasil, mas não é nada comum entre italianos. Por lá, o comum é berinjela empanada a parmegiana. Uma delícia!

2. Fogazza

O enorme pastel frito feito com massa de farinha de trigo e batatas (e muito bem recheada) não existe na Itália. De nome, a comida mais próxima é a focaccia, bem italiana, mas ela nada mais é um pão assado e macio, servido com alecrim, azeite e outros diferentes sabores. 

3. Palha Italiana

Só a descrição deste item já dá uma pista sobre sua origem: ele é um doce feito de BRIGADEIRO e biscoito. De italiano, só o nome mesmo. 

A origem, segundo a ANSA, vem da região do Sul do Brasil, onde houve uma forte colonização da Itália. A inspiração pode ter vindo do “salame di cioccolato”, que é doce com chocolate e biscoito.

4. Macarrão com frango

DronG via Getty Images

Enquanto aqui o macarrão é visto como guarnição, lá na Itália ele é vista como um prato principal ou “primeiro prato”, uma espécie de “entrada” ao estilo italiano. 

Você dificilmente vai encontrar um prato de macarrão com pedaços grandes de carne. O mais perto disso é o ragu bovino ou suíno, muito bem temperado e delicioso. 

5. Pizza de peperoni

Se você pedir uma pizza de peperoni na Itália, provavelmente você vai receber uma pizza de pimentões. A famosa pizza pepperoni, na Itália, se chama “pizza al salamino” ou “pizza diavola”. 

6. Pizzas fartas

Esqueça estes recheios variados e enormes, massa grossa e bordas recheadas. A pizza italiana tem fama de ser clássica, fina e muito saborosa. Pizza de catupiry, frango e bacon, com borda de cheddar, só no Brasil mesmo. 

7. Cappuccino muito elaborado

Cappuccino é bem italiano, mas não aqueles servidos em copos enormes e “gourmets” em cafeterias brasileiras e americanas. Na Itália, o cappuccino é servido na xícara e com a famosa espuminha branca saborosa ― e só.

Outra curiosidade: fora dos centros turísticos, a bebida é servida apenas durante o dia, nunca à noite.