ENTRETENIMENTO
13/06/2019 12:40 -03 | Atualizado 19/06/2019 14:00 -03

'Chernobyl': Este vídeo compara cenas da minissérie da HBO com imagens reais do desastre

Riqueza de detalhes da produção da HBO impressionam.

Divulgação
Dividida em 5 episódios, "Chernobyl" está disponível na HBO GO. 

Um dos aspectos mais elogiados da minissérie Chernobyl, da HBO, é a reconstrução realista do desastre deflagrado na cidade Pripyat, na Ucrânia, em 1986, e da União Soviética nesse período.

No vídeo abaixo, publicado no YouTube pelo canal Thomas Flight, é possível ver esse aspecto em destaque com  uma comparação entre as imagens da atração e registros de documentários nos quais a minissérie foi baseada.

Assista ao vídeo no player abaixo:

 

Em 26 de abril de 1986, o 4ª reator da Usina Nuclear de Chernobyl, em Pripyat, sofreu um falha durante um teste de segurança que resultou em uma tragédia nuclear e uma série de explosões que espalharam material radioativo pelos territórios que hoje compõem Ucrânia, Bielorrússia e Rússia.

Um total de 31 pessoas morreram por causa explosão e durante o combate ao fogo. No entanto, estima-se que um contingente entre 4 mil e 200 mil pessoas foram ou serão afetadas por cânceres decorrentes da contaminação da vegetação, do solo e da água por elementos como o césio-137 e o iodo-131.

Chernobyl, a versão ficcional do desastre foi lançada em maio pela HBO e teve o último de seus 5 episódios veiculado nesta segunda-feira. A minissérie retrata os efeitos da explosão, a delicada operação de limpeza e o inquérito posterior.

Dividido em cinco episódios (todos disponíveis na HBO GO, Chernobyl é protagonizada por Jared Harris (The Crown) Stellan Skarsgård (Melancolia) e Emily Watson (Ondas do Destino). O roteiro e a produção executiva são de Craig Mazin; a direção é de Johan Renck - responsável também por alguns episódios de The Walking Dead e Breaking Bad.