A evolução de Cheetos: De salgadinho para crianças a snack de festas e Carnaval

Marca dialoga cada vez mais com os jovens brasileiros e consolida parceria com Anitta.
Anitta teve dia de promotora de vendas de Cheetos nesta semana em mercado de Madureira, na zona norte do Rio.
Anitta teve dia de promotora de vendas de Cheetos nesta semana em mercado de Madureira, na zona norte do Rio.

Cheetos vai completar 44 anos de Brasil neste ano. Uma marca madura, sempre muito associada ao público infantil. Afinal, foi pioneira na categoria de salgadinhos para crianças.

Era o lanche na medida do recreio, para dividir com os coleguinhas da escola. Como esquecer, por exemplo, os icônicos Tazos, aqueles discos colecionáveis que vinham dentro dos pacotes de salgadinhos nos anos 1990?

Nos últimos 3 anos, porém, Cheetos vem se aproximando cada vez mais do público jovem. O personagem Chester Cheetah, irreverente desde sempre, foi ficando mais descolado e estiloso. O consumo foi migrando do lazer das crianças para a festa de adolescentes e jovens da Geração Z.

Essa “grande narrativa de festa” abre um novo horizonte para a marca, explica a VP de marketing da Pepsico, Daniela Cachich. Inclui música, shows, verão e até o Carnaval em suas ativações e comunicações.

“Com Cheetos, não tem muito idade; o que importa é o seu estado de espírito, é o jeito que as pessoas encaram a vida”, resume Cachich. ”É jovem, pra cima, da diversão.”

Para representar esse novo momento da marca, não há melhor garota-propaganda que a cantora Anitta, que fala diretamente com a juventude brasileira, por meio de seus hits, ensaios e dos stories na linha papo íntimo com seus 44 milhões de seguidores no Instagram.

Anitta está estampando a embalagem dos salgadinhos e é a protagonista de uma promoção que levará 5 pessoas com 2 amigos cada para uma festa na casa dela.

Essa ligação entre a marca e Anitta começou em 2017. “Cheetos foi meu primeiro parceiro da carreira internacional”, recorda-se a cantora. Paradinha tem justamente uma cena em que a cantora está devorando um pacote do snack:

No ano passado, foi a vez de Chester Cheetah aparecer ao lado de Anitta na cena de abertura do clipe Combatchy, hit com Lexa, Luisa Sonza e MC Rebecca.

Ação em Madureira, no Rio

Anitta se declara uma Cheetos lover — e o consumo dos salgadinhos faz parte de sua história. Na última segunda-feira (27), ela retornou a um mercado local de Madureira, na zona norte do Rio, onde cresceu. Nessa loja, ela costumava comprar doces de Cosme e Damião e seu tio trabalhava como promotor de vendas.

Vestida de promotora de vendas, Anitta participou de uma ação promocional de Cheetos no local nesta semana.

″É uma parceria muito feliz porque a marca e Anitta trazem os mesmos valores. Elas têm caráter e autenticidade; ambas estão dentro da cultura pop; e falam com o Brasil inteiro”, conclui Daniela Cachich, da Pepsico.

Anitta celebra parceria com Chester Cheetah (esq.) e com Daniela Cachich, da Pepsico (dir.).
Anitta celebra parceria com Chester Cheetah (esq.) e com Daniela Cachich, da Pepsico (dir.).

*O jornalista viajou ao Rio de Janeiro, a convite de Cheetos, para acompanhar ação em Madureira.