POLÍTICA
01/02/2019 17:13 -02 | Atualizado 01/02/2019 18:40 -02

Chapa de Maia considera bloco da oposição e prevê cargos para PDT, PSB e PT

Expectativa é que Rodrigo Maia seja reeleito ao comando da Câmara e que presidente de partido de Bolsonaro fique com a 2ª vice-presidência.

SERGIO LIMA via Getty Images

Em reunião a portas fechadas, líderes partidários que apoiam a candidatura à reeleição deRodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados fecharam consenso em torno de uma chapa única.

A chapa considera os quadros que o recém-criado bloco de oposição tem direito. Pelo princípio da proporcionalidade, o grupo formado pelo PT, PSB, PSol e Rede ficaram com a 7ª e a 10ª escolha. A eles couberam duas suplências. Foram escolhidos: Rafael Mota (PSB-RN) e Assis Carvalho (PT-PI).

Os partidos de Ciro Gomes (PDT) e Manuela D’Ávila (PCdoB), que costumavam se coligar com o PT, entraram em outro bloco. O PDT e PCdoB inicia a legislatura ao lado de outros 8 partidos. São eles: Podemos, Solidariedade, Patriotas, PPS, Pros, Avante, PV e DC.

O maior bloco é o que tem afinidade com a presidência da República. Ele é composto pelo PSL, PP, PSD, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PTB, PSC, PMN. Presidente do PSL, Luciano Bivar (PE) foi indicado para a 2ª vice-presidência. O novato Marcos Pereira, do PRB, um expoente da bancada evangélica e ex-ministro de Dilma Rousseff e Michel Temer, foi indicado como 1º vice.

Para definição desses blocos, Rodrigo Maia considerou coligações ainda não aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Parlamentares tentam reverter a decisão no plenário. 

Abaixo a composição da chapa:

🔹Presidente: Dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ).

🔹1º Vice-Presidente: Dep. Marcos Pereira (PRB-SP).

🔹2ª Vice-Presidente: Dep. Luciano Bivar (PSL-PE).

🔹1º Secretário: Dep. Giacobo (PR-PR).

🔹2º Secretário: Dep. Mário Heringer (PDT-MG).

🔹 3º Secretário: Dep. Fábio Faria (PSD-RN).

🔹4º Secretário: Dep. André Fufuca (PP-MA).

🔸Suplente: Dep. Rafael Mota (PSB-RN).

🔸Suplente: Dep. Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

🔸Suplente: Dep. Geovânia de Sá (PSDB-SC).

🔸Suplente: Dep. Assis Carvalho (PT-PI).

Há ainda expectativa de candidaturas avulsas. O PT, por exemplo, apoia o deputado Marcelo Freixo (PSol-RJ) para a presidência. Outro candidato do bloco do PT é JHC, do PSB de Alagoas.

Um impasse no consenso para formar a chapa é a candidatura de Soraya Santos (PR-RJ) para a 1º Secretária. Parlamentares do Rio afirmam que ela se fortaleceu nos últimos dias. A eleição está prevista para as 18h.