NOTÍCIAS
19/08/2019 18:11 -03 | Atualizado 19/08/2019 18:12 -03

Céu preto em SP é resultado de fumaças de incêndio e chegada da frente fria

Por volta das 15h desta segunda (19), moradores da capital presenciaram o dia virar noite, literalmente.

Reprodução/Twitter

Moradores de São Paulo presenciaram uma tarde atípica na capital nesta segunda-feira (19). Por volta das 15 horas, o céu da cidade escureceu e transformou o dia em noite, literalmente.

O dia já havia amanhecido coberto de nuvens e com a temperatura mais baixa, comparada ao dia anterior, por causa da chegada de uma frente fria.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o tempo fechado e úmido se deve ao fato da cidade estar “dentro de uma nuvem”, devido à atuação de três massas de ar com temperaturas diferentes.

Em entrevista à rádio CBN, o metereologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo, afirmou que o céu preto de São Paulo é resultado, ainda, da fumaça de intensos incêndios que ocorrem nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“O vento ajudou a transportar a fumaça das queimadas da região. Parte dela atingiu o interior do estado e se espalhou pela capital”, explica o especialista.

No Twitter, a empresa de meteorologia MetSul afirmou que as fumaças que atingem o País são resultados de focos de incêndio de enormes proporções que ocorrem na tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai nas últimas 48 horas.

O fogo nos países vizinhos foi alimentado pela forte chuva ocorrida na região e ganhou intensidade. Além de São Paulo, a fumaça avançou pelo Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o norte do Paraná.

Ao Estadão, no entanto, o pesquisador Alberto Setzer, do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), afirmou que um pouco da fumaça chega a São Paulo, mas não a ponto de causar toda a escuridão.

Na capital paulista, a previsão é de chuva em toda a cidade nesta segunda feira. Na terça (2), a frente fria se intensifica e a máxima não deve ultrapassar os 18°C.

Nas redes sociais, os usuários publicaram imagens da tarde que escureceu. Veja: