NOTÍCIAS
15/04/2019 14:38 -03 | Atualizado 15/04/2019 18:48 -03

Catedral de Notre Dame, em Paris, é atingida por incêndio

Todo o telhado, de 100 metros de comprimento, foi consumido pelas chamas e torre central desabou.

Galeria de Fotos Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris Veja Fotos

Por volta das 19h da noite de Paris (14h de Brasília) um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris.

Em menos de uma hora e meia, o fogo já havia destruído todo o teto e derrubado a torre central da igreja, um dos pontos turísticos mais visitados da França e do mundo.

Mais de duas horas depois, centenas de bombeiros ainda tentavam conter as chamas. O vice-ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, disse que “não era certo” que a catedral poderia ser salva.

A informação, até este momento, é de que não há vítimas. Uma missa estava marcada para as 18h15 e ainda não está claro se ainda estava ocorrendo quando o incêndio teve início. A igreja foi esvaziada às pressas.  

A polícia local abriu uma investigação sobre as possíveis causas, mas a igreja estava passando por reformas, e havia andaimes no local. Segundo a agência France Presse, o fogo “pode estar ligado” às obras de restauração. A principal hipótese, até agora, é de um acidente. 

“Todos os meios estão sendo usados, exceto o bombardeio de água por meio de aeronaves, o que, se usado, poderia levar ao colapso de toda a estrutura da catedral”, escreveu o Departamento de Segurança Civil francês em seu perfil no Twitter.

A mensagem também foi uma resposta ao presidente americano, Donald Trump, que, pela mesma rede social, havia sugerido o uso de aviões para aplacar o incêndio. ”É tão horrível assistir ao maciço incêndio na Catedral de Notre Dame em Paris. Talvez aviões com tanques de água poderiam ser usados. É preciso agir rápido!”, escreveu Trump. 

O presidente francês, Emmmanuel Macron, foi até o local para acompanhar de perto os esforços dos bombeiros. 

“Notre Dame de Paris em chamas. Toda uma nação comovida. Meus pensamentos estão com todos os católicos e com todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste nesta noite por ver uma parte de todos nós queimar”, escreveu Macron no Twitter.

A igreja, que foi finalizada no século 14, é um dos pontos turísticos mais visitados da capital francesa e do mundo - inclusive é um dos destinos preferidos dos turistas brasileiros.

O incêndio gerou uma imensa nuvem de fumaça, que podia ser visto de vários pontos da cidade.

FRANCOIS GUILLOT via Getty Images
Catedral de Norte Dame, em Paris, foi atingida por incêndio nesta segunda-feira (15).

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, publicou fotos em seu perfil no Twitter e disse que os bombeiros estavam no local, combatendo o fogo. Pediu ainda que as pessoas mantenham uma distância segura do local, que fica na pequena ilha Île de la Cité, no meio do rio Sena.

A catedral, que ainda se tornou mais famosa pelo clássico “O Corcunda de Notre Dame”, de Victor Hugo, de 1831, é parte do patrimônio mundial da Unesco.

Construída ao longo de um século a partir de 1163, a igreja é considerada um dos melhores exemplos da arquitetura gótica francesa.

Seu teto de 100 metros de comprimento, totalmente consumido pelas chamas, era uma das estruturas mais antigas de Paris, de acordo com o site da catedral.

Na última quinta-feira, estátuas de bronze dos 12 apóstolos e dos quatro evangelistas foram retiradas, por meio de guindastes, da catedral, como parte dos trabalhos de recuperação.