NOTÍCIAS
12/03/2020 17:52 -03 | Atualizado 12/03/2020 17:53 -03

Casos confirmados de coronavírus chegam a 77 no Brasil, e São Paulo reúne mais da metade

Pernambuco e Paraná apresentam primeiras contaminações; País tem mais de 1.400 casos suspeitos.

O número de casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus subiu para 77 na atualização mais recente do Ministério da Saúde, divulgada na tarde desta quinta (12). No balanço anunciado na parte da manhã, o total de pessoas infectadas era 60.

O aumento se deu sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados que são foco do vírus no país.

Segundo plataforma online da pasta para contagem dos casos, São Paulo segue como o Estado com maior número de ocorrências, atingindo 41, ante 30 na véspera. O Hospital Albert Einstein anunciou na noite de quarta-feira ter realizado 16 novos testes positivos, que ainda seriam reportados ao governo federal.

Apesar da alta capacidade de disseminação do novo coronavírus, em cerca de 80% dos casos de contaminação, os sintomas aparecem de forma leve. Menos de 5% dos casos evoluem para um quadro grave. A principal preocupação é com idosos e pessoas com doenças crônicas. Em infectados com menos de 50 anos, a taxa de mortalidade é de menos de 1%.

CARL DE SOUZA via Getty Images
O aumento se deu sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados que são foco do vírus no país.  

Um dos casos confirmados nesta quinta-feira é o do secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, que foi colocado em quarentena domiciliar.

Antes sem infecções confirmadas, Paraná e Pernambuco passaram a figurar nos números do ministério. O Paraná ratificou seis casos, enquanto Pernambuco possui duas ocorrências.

O Rio de Janeiro, por sua vez, chegou à marca de 16 casos confirmados, avanço de três em relação à véspera, enquanto o Rio Grande do Sul tem quatro.

Distrito Federal e Bahia seguem com dois casos confirmados cada, segundo a contagem do ministério, mesmo depois da Secretaria da Saúde baiana ter divulgado na tarde de quarta-feira um terceiro caso da doença no Estado.

Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo têm um caso cada.

O Brasil registra 1.427 casos suspeitos, segundo o ministério, enquanto 1.156 já foram descartados.

No mundo, o coronavírus já infectou cerca de 120 mil pessoas, matando mais de 4.000.