NOTÍCIAS
28/01/2020 19:34 -03

Ministério da Saúde confirma mais dois casos suspeitos de coronavírus

Governo brasileiro investiga novas notificações em Porto Alegre e Curitiba, além da suspeita em Belo Horizonte.

Carlos Osorio / Reuters
Até segunda-feira,  o vírus havia feito 106 vítimas fatais.

O Ministério da Saúde informou na tarde desta terça-feira (28) que há dois novos casos suspeitos de coronavírus no Brasil. O número de notificações, agora, soma três. Eles estão localizados em Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.

Em nota, a pasta explicou que “os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias”.

O órgão também ressaltou que a OMS aumentou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do vírus e que, portanto, não recomenda viagens à China. O país tem cerca de três mil casos confirmados e todo seu território é considerado área de transmissão ativa da doença.

Mais cedo, em coletiva de imprensa, o ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que espera uma resposta sobre o caso suspeito em Belo Horizonte até o fim da semana.

Na próxima semana, o ministério fará uma reunião com secretários de saúde estaduais e de capitais para tirar dúvidas. O ministro também afirmou que a pasta conta com um centro de monitoramento permanente, que participará de uma reunião com a OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta terça.

Até segunda-feira, o vírus havia feito 106 vítimas fatais. Em todo o mundo, 4.295 pessoas foram infectadas pelo vírus que pode provocar síndromes respiratórias graves. São 15 os países com casos registrados: China, Tailândia, Estados Unidos, Austrália, Cingapura, Japão, Coreia do Sul, Malásia, França, Vietnã, Canadá, Alemanha, Camboja, Nepal e Sri Lanka.