Estou pronto para o próximo passo na carreira?

Um mantra importante: não seja arrogante nem se subestime.
Digital Marketing Related Vector Illustration. Flat Modern Design for Web Page, Banner, Presentation etc.
Digital Marketing Related Vector Illustration. Flat Modern Design for Web Page, Banner, Presentation etc.

Hoje em dia falamos muito sobre planejamento de carreira. Saber aonde quer chegar, buscar conhecimento e tomar ações para atingir o patamar desejado é sempre importante.

Por outro lado, vivemos em um mundo que está em constante mudança. Flexibilidade, conhecimento e resolução de conflitos nunca foram características tão importantes para qualquer negócio (servem, inclusive, para a nossa vida pessoal). Com isso, os desafios profissionais se tornam cada vez maiores e nós parecemos pequenos frente a tantas questões.

Dentro desse contexto, como saber se estamos prontos para nosso próximo passo na nossa carreira?

Primeiro de tudo: faça sempre uma autoavaliação.

Conhecer a si mesmo nunca foi tão importante. Reflita sobre os seus últimos anos de trabalho e pontue no que você acredita que evoluiu tanto em hard skills quanto em soft skills.

Peça feedback, por favor!

Eu entrevisto muitas pessoas que me contam que foram demitidas ou perderam uma oportunidade de promoção e elas nem sequer fazem ideia do porquê.

Eu sei que todo líder deveria dar feedback e ser o responsável pela mensagem, seja ela positiva ou negativa. Mas isso nem sempre acontece e nós, como profissionais responsáveis pela nossa carreira, precisamos pedir retorno sobre o nosso trabalho e o nosso desempenho.

MANTRA 1: Se seu líder não te der feedback, não surte e nem fique reclamando; peça você!

Conversar com o seu líder sobre a sua avaliação e entender se ele também te vê da mesma forma que você é muito importante para alinhar as expectativas e, principalmente, para alinhar o que mais você precisa desenvolver para conseguir o que quer.

Faça um benchmarking da sua posição.

Entenda sua posição no mercado e busque compreender quais são as habilidades e os conhecimentos das pessoas que estão na cadeira que você deseja. Se possível, converse com elas e entenda os desafios da função.

MANTRA 2: Não seja arrogante e nem se subestime.

Arrogância: muitas pessoas esquecem o primeiro ponto e não fazem a autoavaliação e muito menos o benchmarking. Chegar dizendo que está pronto sem realmente se avaliar pode ser um “tiro no seu pé”.

Não se subestime: quando você fizer a autoavaliação, pedir feedback e tudo parecer alinhado, pode vir aquele medo e sensação de insegurança normal de todo início de novo desafio. Isso acontece especialmente com mulheres; nós sempre queremos estar 100% prontas e preencher todos os requisitos da próxima cadeira.

Entendam: Isso não existe! Toda pessoa que for assumir uma nova oportunidade terá coisas para desenvolver e aprimorar. O importante é ter consciência disso, estar disposto e correr atrás.

Quando concluímos que o mercado está se inovando numa velocidade altíssima e que estamos sendo desafiados todos os dias a sermos melhores e mais eficientes, percebemos a necessidade de nos jogar em novos conhecimentos, sejam eles quais forem.

E passamos a entender que o próximo passo não é somente uma promoção, mas também uma nova solução que podemos criar para o nosso trabalho ser mais eficaz e gratificante.

Observe os sinais do seu mercado, se atualize e busque sempre por evolução e novos conhecimentos. Seja proativo e seja um feedback lover!

Se o próximo passo estiver à sua frente, não tenha medo. E, se ficar com medo, vá mesmo assim!

Este artigo é de autoria de articulista do HuffPost e não representa necessariamente ideias ou opiniões do veículo. Assine nossa newsletter e acompanhe por e-mail os melhores conteúdos de nosso site.