NOTÍCIAS
09/09/2019 23:14 -03 | Atualizado 10/09/2019 15:05 -03

Transformação rápida ‘que o Brasil quer’ não acontecerá ‘por vias democráticas’, diz Carlos Bolsonaro

Declaração feita pelo filho do presidente foi criticada por partidos como PSDB e PSol.

SERGIO LIMA via Getty Images
Para Carlos Bolsonaro, os avanços estão sendo ignorados. 

O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, afirmou no Twitter nesta segunda-feira (9) que “a transformação que o Brasil quer” não acontecerá na “velocidade que almejamos” “por vias democráticas”. Ele afirmou ainda que vê “todo dia a roda girando em torno do próprio eixo e os que sempre nos dominaram continuam nos dominando de jeitos diferentes”.

Pouco antes, ele havia afirmado que o governo de seu pai “vem desfazendo absurdos que nos meteram no limbo e tenta nos recolocar nos eixos”. “O enredo contado por grupelhos e os motivos cada vez mais claro$ lamentavelmente são rapidamente absorvidos por inocentes. Os avanços ignorados e os malfeitores esquecidos.”

Os dois tweets geraram repercussão em partidos de diferentes espectros políticos. O PSDB destacou que Bolsonaro foi eleito democraticamente e que também por vias democráticas houve um processo de impeachment no País. 

“Figuras autoritárias insistem em transformações que não sejam pelas vias democráticas. Mas a democracia é a única opção”, pontua a legenda.

O PSol também teceu críticas. O ex-deputado Chico Alencar, do PSol, pediu explicações sobre qual seria a alternativa às vias democráticas. Ele questiona ainda se o vereador se refere a possibilidade de um golpe.

As declarações de Carlos já protagonizaram embates determinantes no governo Bolsonaro. Uma delas foi queda de Gustavo Bebianno do cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Ele também trocou farpas com o general Santos Cruz, que em meio ao desgate foi demitido da Secretaria de Governo.

Repercussão

Após a repercussão da declaração, Carlos voltou ao Twitter para se explicar. Segundo ele, sua declaração foi uma justificativa aos que cobram resposta rápida.