NOTÍCIAS
24/01/2020 18:11 -03

Novo presidente da Capes defende discutir o criacionismo em oposição à teoria da evolução

Benedito Aguiar, até então reitor da Universidade Mackenzie em São Paulo, implementou estudos do design inteligente, vertente do criacionismo.

Divulgação Capes
Novo presidente da Capes, Benedito Aguiar, defende teoria criacionista em contraponto a evolucionismo.

O novo presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Benedito Guimarães Aguiar Neto, é defensor da teoria do Design Inteligente, uma nova vertente do criacionismo, em contraponto à teoria da evolução. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira (24) no DOU (Diário Oficial da União). 

A Capes é uma das principais agências de fomento à pesquisa do País e está ligada ao Ministério da Educação. No ano passado, sofreu com corte de gastos que, agora em 2020, foram novamente reduzidos. 

Em outubro de 2019, à frente da reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Aguiar promoveu um seminário com o bioquímico norte-americano Michael Behe, considerado um pioneiro da Teoria do Design Inteligente (TDI).

“Queremos colocar um contraponto à teoria da evolução e disseminar que a ideia da existência de um design inteligente pode estar presente a partir da educação básica, de uma maneira que podemos, com argumentos científicos, discutir o criacionismo”, afirmou Benedito Aguiar na ocasião

Em países como Reino Unido, é proibido ensinar teoria do design inteligente ou criacionismo como teoria científica em escolas e universidades. No Mackenzie, Benedito Aguiar anunciou a ampliação dos estudos do chamado design inteligente.  

Esse termo tem sido usado nas discussões que tratam do tema na educação. Seus defensores dizem que a teoria de Darwin, que fala em evolução das espécies, não é suficiente para explicar a origem da vida. Embora haja resistência, o design inteligente tem em seus alicerces uma forma moderna de argumentos teológicos. 

Quem é o novo presidente da Capes

Aguiar ocupava a reitoria do Mackenzie desde 2011. Ele é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha, e tem pós-doutorado pela Universidade de Washington, nos EUA. 

No âmbito educacional, atuou em entidades representativas do setor, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), além do conselho curador da Fundação Padre Anchieta. 

Também foi membro das comissões de Assessoria do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), de Especialistas de Engenharia do Ministério da Educação/Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (MEC/Confea), além de avaliador do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ainda integrou o Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Consea/Fiesp).

Já no Mackenzie, além de reitor, foi membro dos conselhos Deliberativo e Universitário.

Benedito Aguiar também é membro Honorário da FAB (Força Aérea Brasileira).