12 cantos da casa que você deveria limpar com mais frequência por causa do coronavírus

2. O puxador da porta da geladeira.
SEMPRE tocamos no botão da descarga antes de lavar as mãos.
SEMPRE tocamos no botão da descarga antes de lavar as mãos.

Recomendação número 1. Lavar as mãos com frequência, de forma exaustiva, durante mais ou menos 40 segundos ou cantando parabéns a você duas vezes.

Recomendação número 2. Não se esquecer do celular. Ele está sempre conosco (inclusive nas poucas vezes que saímos para a rua), e tocamos nele o tempo todo. Segundo um estudo do ano passado, um em cada três espanhóis toca o celular cerca de 100 vezes por dia, ou seja, uma vez a cada dez minutos.

Ambos os conselhos acima devem ser seguidos à risca, especialmente o primeiro. A esta altura, todos já devem saber que a higiene é a primeira arma no combate ao coronavírus. A covid-19 não se transmite pelo ar, como confirmou a OMS no final de maio, mas sim pelo contato com gotículas respiratórias que podem estar em qualquer superfície. Vem daí a importância de lavar as mãos, principalmente depois de voltar da rua, onde é maior a probabilidade de tocar uma superfície contaminada. Mas em casa imaginamos estar a salvo, não?

Sim. Se não sairmos demais, a casa pode ser considerada um espaço livre do vírus. Mas há superfícies que tocamos o tempo todo, incluindo algumas delas assim ao entrar em casa – e que esquecemos de limpar. Mantê-las higienizadas é essencial, pois elas são pontos de contato frequente.

Veja na galeria abaixo os cantos da casa que tocamos com frequência e que você pode estar esquecendo de limpar. Clique na foto abaixo para navegar nas seguintes:

Interruptores
GETTY IMAGES
Descarga
GETTY IMAGES
Maçaneta
GETTY IMAGES
Aspirador de pó
GETTY IMAGES
Botões do microondas
GETTY IMAGES
Puxador de geladeira
GETTY IMAGES
Puxadores de gavetas e armários
GETTY IMAGES
Frascos dos produtos de limpeza
GETTY IMAGES
Especialmente se você limpa sem usar luvas
As sacolas de compras
GETTY IMAGES
Dica: lave sempre depois que utilizar
As tomadas
GETTY IMAGES
Isso, se você tiver filhos pequenos brincando no chão
BÔNUS: o volante do carro e o freio de mão
GETTY IMAGES
A caixa postal
GETTY IMAGES

*Este artigo foi publicado originalmente no El HuffPost e traduzido do espanhol.