ENTRETENIMENTO
28/05/2020 09:58 -03

Astro da música gospel diz que não acredita mais em Deus

Jonathan Steingard, líder da banda canadense Hawk Nelson, afirmou que há anos passava por crise em sua fé.

Jason Davis via Getty Images
Jonathan Steingard se apresenta com sua banda Hawk Nelson em Nashville, em 2017.

O cantor e compositor cristão popular surpreendeu colegas de banda e fãs ao revelar que passou os últimos anos passando por uma crise de fé. Em uma postagem de nove páginas no Instagram na semana passada, Jonathan Steingard, do grupo canadense Hawk Nelson, disse estar “descobrindo que não acredita mais em Deus”.

“Fui criado para acreditar que a Bíblia era a perfeita Palavra de Deus”, escreveu o artista de 36 anos. “Claro, foi escrito por seres humanos, mas essas pessoas foram divinamente inspiradas - e podemos considerar que as palavras que escreveram são a Palavra de Deus”.

Steingard acrescentou: “Basta dizer que quando comecei a acreditar que a Bíblia era simplesmente um livro escrito por pessoas tão imperfeitas quanto eu - foi quando minha crença em Deus realmente começou a se desfazer”.

Steingard, que está lutando contra a depressão, disse que recebeu “um amor e apoio incríveis” dos membros da família, “mesmo sabendo que isso os entristece”.

Ao renunciar à sua fé, ele também está deixando a posição de vocalista do Hawk Nelson. Ele se sentiu compelido a compartilhar as notícias com os fãs agora, quando a banda não está realizando concertos ou gravando novas músicas.

“Afastar-se da crença em Deus parece uma perda em alguns aspectos - mas parece uma liberdade em outros”, disse Steingard. “Não tenho certeza de quanto isso vai abalar o barco. Não sei se isso surpreenderá alguém. Mas isso não importa. O que importa é que finalmente criei coragem para contar minha história. Compartilhar minha verdade mais profunda. E isso também parece liberdade.


Steingard ingressou no Hawk Nelson em 2004 como guitarrista. Ele substituiu o ex-membro Jason Dunn como vocalista da banda em 2012. Desde então, a banda lançou três álbuns, incluindo Miracles, de 2018, e mudou seu foco musical do pop-punk para um um som mais puxado para o pop comercial.

A declaração de Steingard ocorre menos de um ano depois que Marty Sampson, do coletivo de música cristã Hillsong, disse que sua fé estava em “terreno incrivelmente instável”.

“Eu adoro vocês cristãos. Eu amo vocês”, escreveu Sampson na época. “Isso é tudo. Foi incrível ser um de vocês, mas eu não sou mais.”

Os membros restantes do Hawk Nelson - Daniel Biro, Micah Kuiper e David Niacaris - responderam a Steingard com um post emocional no Instagram.

“Nossa missão com o Hawk Nelson sempre foi inspirar e incentivar todas as pessoas com a verdade de que Deus é por eles e não contra eles”, escreveram os membros da banda. “Na forma mais simples e pura dessa mensagem, eles importam... Deus ainda é para Jon e ele ainda importa. ”

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.