ENTRETENIMENTO
06/03/2019 12:50 -03 | Atualizado 06/03/2019 16:50 -03

Campeã do Carnaval do Rio será anunciada nesta quarta

Apuração começa às 16h30 na Marques de Sapucaí.

Getty Editorial
Mônica Benício, viúva de Marielle Franco, participou do desfile da Mangueira - que prestou homenagem à vereadora; escola é favorita ao título de campeã do Carnaval 2019.

Hoje é dia de conhecer a grande campeã do Carnaval 2019 do Rio de Janeiro.

A apuração dos desfiles das escolas do Grupo Especial e do Grupo de Acesso será realizada nesta quarta-feira (6), às 16h30, na Marquês de Sapucaí. As duas últimas colocadas serão rebaixadas e devem desfilar em 2020 na Série A.  

Um sorteio antes da apuração na sede da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) deve definir a ordem de leitura dos 9 quesitos, as notas descartadas e também os critérios de desempate.

Os quesitos julgados foram: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Cada quesito recebeu nota de 6 jurados.

Os jurados avaliaram com notas de 9 a 10 que podem ser fracionadas em décimos (ex.: 9.0, 9.1, 9.2, e assim por diante). Da lista de seis jurados, dois serão dispensados e quatro terão suas notas anunciadas na apuração. Dessas quatro notas, a menor será descartada na contagem final de pontos.

Veja, abaixo, o ranking das escolas de samba na Liesa. De acordo com o G1, a Liga considera a pontuação e colocação nos desfiles obtidos entre 2014 e 2018.

Salgueiro - 64 pontos

Portela - 62 pontos

Beija-flor - 58 pontos

Unidos da Tijuca - 49 pontos

Estação Primeira de Mangueira - 42 pontos

Mocidade Independente de Padre Miguel - 33 pontos

Acadêmicos do Grande Rio - 30 pontos

Imperatriz Leopoldinense - 27 pontos

União da Ilha do Governador - 16 pontos

Paraíso do Tuiuti - 15 pontos

Unidos de Vila Isabel - 7 pontos

São Clemente - 7 pontos

Estácio de Sá - 0 pontos

Unidos do Viradouro - 0 pontos

Império da Tijuca - 0 pontos

Império Serrano - 0 pontos

Mangueira favorita em 2019

Os desfiles do Rio ocorreram nas noites de domingo (3) e segunda (4). Ao todo, 14 agremiações percorreram a Sapucaí, sendo 7 escolas a cada dia.

Neste ano, a Estação Primeira de Mangueira desponta como principal favorita.

A escola fez um desfile emocionante na segunda (4), quando levou para a avenida um enredo que questionava os heróis oficiais do Brasil e celebrava figuras esquecidas pela história do País. A vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), assassinada a tiros há um ano, foi homenageada pela agremiação.

Nesta quarta (6), a Mangueira recebeu o Estandarte de Ouro do Carnaval 2019, prêmio concedido desde 1972 pelo jornal O Globo. A escola que fez o melhor desfile no Rio, de acordo com os críticos da publicação, e que geralmente sinaliza os favoritos ao título do Carnaval.