NOTÍCIAS
23/03/2020 06:42 -03

Vacinação contra gripe para idosos e profissionais de saúde começa nesta segunda-feira (23)

Como alternativa para evitar aglomerações nos postos de atendimento, público contará neste ano com a modalidade de vacinação por drive-thru.

O Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinaçãocontra a Gripe, tendo em vista o crescimento da crise do novo coronavírus no País.

Prevista anteriormente para começar em abril, a primeira etapa começa já nesta segunda-feira (23) e tem como objetivo imunizar idosos com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde.

Haverá também outras duas etapas voltadas para públicos diferentes. A partir de16 de abril será a realizada a vacinação de doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, agendada para 9 de maio, terá como foco crianças de 6 meses a menores de 6 anos, além de pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A expectativa é alcançar 67,6 milhões de pessoas em todo o País e vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação será no sábado, 9 de maio, data em que 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe não tem eficácia em casos de coronavírus. No entanto, sua aplicação irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão de diagnóstico positivo da covid-19 - uma vez que os sintomas são parecidos.

Drive-thru para idosos

Pelo menos três capitais - Rio de Janeiro, Salvador e Brasília - vão colocar na rua postos de vacinação drive-thru para idosos durante a campanha de imunização contra a gripe. Nesses pontos de vacinação, os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro.

No Rio de Janeiro, um dos pontos especiais de vacinação será no estacionamento do centro de convenções Riocentro, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Postos do Detran também deverão ser usados na campanha.

Em Salvador haverá 12 postos de drive-thru espalhados pela cidade a partir desta segunda.

De acordo com o secretário de saúde do DF, Francisco Araújo,a nova modalidade é uma alternativa para evitar aglomerações nos postos de atendimento. “Os profissionais vão vacinar os idosos dentro do veículo, quando ele tiver a possibilidade de alguém o levar de carro”, afirmou.