Por que tomar café dá vontade de ir ao banheiro?

Não acontece com todo mundo. Mas se este é o seu caso, aqui está tudo o que você precisa saber sobre.

Para algumas pessoas, uma xícara de café tem efeitos que vão além da energia e mais disposição. Na verdade, cerca de 30% das pessoas sentem vontade de ir ao banheiro após consumir a bebida.

O curioso é que o café não é considerado um laxante natural, como o mamão, por exemplo. Então, por que você sente vontade de evacuar após bebê-lo?

Alguns estudos apontam que a cafeína pode estimular os movimentos intestinais: ela pode aumentar a atividade do cólon cerca de 60% mais do que a água.

Contudo, outros estudos comprovaram que cafés descafeinados também estimulam o intestino. Então, o que mais pode ser?

A acidez da bebida também pode ter efeitos laxativos. O café contém um componente chamado ácido clorogênico, que aumenta o nível de acidez no estômago, além da produção do ácido gástrico.

Pesquisadores acreditam que este acúmulo da acidez pode fazer com que o estômago despeje o conteúdo mais rápido do que o normal. Mas essa teoria não é clara e outras dezenas de componentes presentes na xícara de café podem ser responsáveis pelos movimentos intestinais.

Outra explicação pode estar relacionada aos hormônios. Estudos sugerem que o café também estimula hormônios que pode ajudar a empurrar a comida para o intestino. A bebida pode, por exemplo, aumenta os níveis do hormônio gastrina. Como a cafeína, a gastrina ajuda a deixar o cólon mais ativo.

Aditivos como leite, creme de leite, açúcar ou adoçantes também podem aumentar a vontade de ir ao banheiro. Em particular, o leite ajuda a promover movimentos intestinais, uma vez que contém lactose.

Pessoas intolerantes à lactose apresentam sintomas como inchaço, cólicas estomacais ou diarreia logo após o consumo de laticínios.

Se você não sente vontade de ir ao banheiro após beber seu cafezinho, lembre-se que você pode estar fora dos 30% da população que sentem o efeito laxante da bebida.

Já quem faz parte desse grupo e não quer abrir mão da sua dose diária de cafeína, não se preocupe. Estudos apontam que o efeito pode diminuir com o hábito de consumir café. Então, beber mais do que duas xícaras não significa necessariamente que você vai fazer mais paradas no banheiro mais próximo.