ENTRETENIMENTO
19/11/2019 10:17 -03

Cabíria Festival celebra e discute a representatividade feminina no cinema

Evento audiovisual reúne atrizes, diretoras e profissionais do setor com filmes, debates, masterclasses e oficinas gratuitas no Rio.

Divulgação
Cena do filme "Tarde para Morrer Jovem", da cineasta chilena Dominga Sotomayor Castillo.

Evento audiovisual sobre representatividade de mulheres e incentivo à diversidade, a 1ª edição do Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual, que acontece entre os dias 22 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro, traz uma programação gratuita com filmes realizados por mulheres seguidos por debates sob o lema “Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras”.

O Festival, que ocupa três espaços do Rio (Cinemateca do MAM, Cinemaison Rio e Fundação Casa de Rui Barbosa), foi possível graças a uma campanha de financiamento coletivo apoiado por quase 300 apoiadoras, entre elas atrizes, diretoras, roteiristas e produtoras como as cineastas Lucia Murat (Uma Longa Viagem, Praça Paris) e Adélia Sampaio, a primeira diretora negra brasileira a realizar um longa de ficção, Amor Maldito (1984); a produtora Debora Ivanov (ex-diretora da Ancine); e as atrizes Bruna Linzmeyer, Karine Teles, Maeve Jinkings e Suzana Pires.

Entre os destaques estão longas inéditos como Tarde para Morrer Jovem, da chilena Dominga Sotomayor Castillo, premiado na última edição do Festival de Locarno (Suíça); O Sussurro do Jaguar, de Thais Guisasola e Simon(e) Jaikiriuma Paetau; e os documentários À luz Delas, de Nina Tedesco e Luana Faria; e Fabiana, de Brunna Laboissière, além de 27 curtas de diretoras de todo o Brasil.

Já entre os painéis, são discutidos temas como “Gênero e Diversidade na Cadeia Produtiva do Audiovisual”, “Encontro de Iniciativas Afirmativas”, “Desafios da Produção Audiovisual e Coprodução Internacional” e “Plataformas Digitais e Representatividade”. Além disso, o evento traz materclasses e oficinas sobre processo criativo e construção de roteiros.

O evento ainda tem uma programação para crianças e mães com uma sessão infantil com curtas de animação como Lé com Cré, de Cassandra Reis, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019; Vivi Lobo e o Quarto Mágico, de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo; Fábula da Vó Ita, de Joyce Prado e Thalita Oshiro Meireles; e Orun Ayiê, A Criação do Mundo, de Jamile Coelho e Cintia Maria. 

Veja a programação completa no site do Cabíria Festival.

Serviço

Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual

Data: De 22 a 26 de novembro de 2019.
Locais:
 Cinemateca do MAM (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Praia do Flamengo), Fundação Casa de Rui Barbosa (R. São Clemente, 134) e  Cinemaison Rio (Av. Pres. Antônio Carlos, 58 - 4° andar - Centro).
Ingressos: Grátis.