COMIDA
04/10/2019 02:00 -03

'Brunch Weekend': Festival gastronômico reúne menus especiais em 30 casas de SP

Cada casa participante traz duas opções de entradas, pratos principais e sobremesas (com drinque incluso) por R$ 60.

É um café da manhã? Um almoço? Não, é um brunch. Nascido na Inglaterra no final do século 19, a união entre breakfast (café da manhã) com lunch (almoço) se referia à primeira refeição de domingo. Essa refeição “diferentona” pegou nos Estados Unidos nos anos 1930, quando virou trendy em Nova York e Nova Orleans.

Por aqui, o brunch demorou mais um bocadinho de anos para se popularizar, mas já é uma realidade. Tanto que São Paulo recebe a 8ª edição do Brunch Weekend, festival gastronômico que a partir deste sábado (5) reúne 30 endereços com menus especialmente criados para o evento, a R$ 60.

O cardápio inclui, além da refeição completa, opções de drinques: o The Gaarden Drink, uma “beermosa” feito com a cerveja e suco de laranja, a tradicional Mimosa (espumante com suco de laranja), e o London 75 (gin, suco de limão e espumante).

Entre as casas participantes (cada uma com duas opções de pratos para o brunch) estão: A Bruncheria, Antonietta Cucina (Jardins e Higienópolis), Cateto, Cha Cha Jardins, Cibo Barcozinha, D’Macarons, Das Brot Vila Mariana, Deli Garage, Dopê Casual Food, Duas Terezas, Factorio, Grão Fino (Itaim Bibi e Brooklin), Hoegaarden Greenhouse, Jacarandá, Kez Bagel, KOF - King of the fork, Kofi & Co, Madureira Sucos, Ovo e Uva, Pacífico Taco Shop, Rendez-Vous, Tea Connection, The Kitchen by Frank & Charles, Toasty, Vis Savour Boulangerie e Zillis Bar Lounge.

Divulgação
Brunch do Ovo e Uva.

Entre os destaques está o Ovo e Uva, que aposta em um menu mais refinado, com ostras frescas de Florianópolis ou salada italiana com rúcula, muçarela de búfala, tomate assado e pesto de azeitonas como entrada, steak tartare ou mexilhões à provençal, acompanhados de fritas rústicas, como prato principal, e, como sobremesa, mousse de chocolate meio amargo ou panacotta com calda de frutas vermelhas.

Já no Cha Cha a pegada é mais tradicional: nas entradas, opções como o Müesli Vegano Chacha (aveia hidratada com leite de amêndoas, mix de cereais feito na casa, mel de agave e frutas da estação) ou batatas crocantes com guacamole (batatas ao forno com azeite e especiarias, recheadas com pasta de avocado mexicana); os ovos beneditinos com bottarga no pão da casa, uma das opções de prato principal, levam espinafre, presunto cru, molho hollandaise e mix de folhas. Ou ainda a Moules et Frites, clássico belga com mexilhões frescos com vinho branco e ervas, e batatas fritas levemente picantes. Nas sobremesas, torta de chocolate glúten free ou banana brullée com sorvete de caramelo e flor de Sal.

Outro menu que chama a atenção é o do Deli Garage, que traz uma tábua com cinco tipos de pães servidos com geleia artesanal, manteiga, requeijão, queijo branco e frios, além de ovos veneditinos com bacon servidos no croissant e, de sobremesa, cronut (!) de doce de leite.

Divulgação
O clássico do English Muffin da Bruncheria.

Referência em brunch em São Paulo, a Bruncheria preparou três opções de clássicos, como o Sanduíche de English Muffin com ovos mexidos, emmenthal e bacon de pastrami.

Todos os menus disponíveis e endereços dos participantes no site do festival. O Brunch Weekend acontece durante todos os finais de semana de outubro.