OPINIÃO
11/12/2019 11:33 -03 | Atualizado 11/12/2019 11:33 -03

'Brinquedos que Marcaram Época': Nova temporada de série é um presente de Natal

Que melhor opção para curtir nessa época em que só se fala de brinquedos do que uma série que fala de... brinquedos?

A chegada do Natal sempre traz uma enxurrada de filmes natalinos - sem falar dos clássicos do período - para nos entreter no último mês do ano. Mas mesmo que haja boas novidades, como Klaus, por exemplo, que melhor opção para curtir nessa época em que só se fala de brinquedos do que uma série que fala de... brinquedos?

No dia 15 de novembro, a Netflix estreou, sem muito alarde, a terceira temporada da melhor série documental da plataforma. Sim, a melhor, mas um tanto ignorada.

Brinquedos que Marcaram Época tem uma proposta bem simples: contar a história de brinquedos que marcaram época, claro. Porém, o que surpreende quem decide assistir essa produção original da Netflix é que a história desses brinquedos é muito mais interessante do que você poderia imaginar.

Os episódios de pouco mais de 40 minutos são amarrados com roteiros espertos, cheios de humor e boas sacadas, que contam com entrevistas espirituosas e uma farta quantidade de informações e curiosidades que deixam no espectador a sensação de que os capítulos poderiam ser bem mais longos.

Entre eles, causos saborosos, como o da criação do He-Man como uma reposta da Mattel por ter esnobado George Lucas e seu novo projeto, Star Wars; de como a Hello Kitty era apenas mais um dos inúmeros personagens criados pela japonesa Sanrio para vender produtos como conjuntos de xícaras; da revolução que foi a Barbie em uma época em que meninas apenas brincavam de ser donas de casa, entre muitos outros.

Nesta terceira temporada também não faltam ótimas histórias, como a criação quase que por acidente das Tartarugas Ninja, do sonho praticamente impossível de um empresário israelense em emplacar os Power Rangers nos Estados Unidos, do improvável sucesso de Meu Querido Pônei e da maluca epopeia dos bonecos do universo da luta livre profissional americana.

Sonhos realizados e frustrados, picaretagens que deram certo, felizes e não tão felizes coincidências, amizades desfeitas, brigas por quem teve a ideia genial... Não faltam reviravoltas nessas histórias reais que vão encher o seu coração de nostalgia ao assistir essa série incrível. 

Brinquedos que Marcaram Época vai fazer o seu Natal tão feliz quanto abrir os presentes à meia-noite.