COMPORTAMENTO
24/09/2019 21:12 -03

Dedicação e investimento: como o Brasil dominou a última etapa mundial de skate

Galeria de Fotos Dedicação e investimento: como o Brasil dominou a última etapa mundial de skate Veja Fotos

O Brasil recebeu este ano, pela primeira vez, etapas dos campeonatos mundiais WS Park Skateboarding World Championship e SLS World Championship — e os atletas locais fizeram bonito, com dobradinhas tanto no masculino quanto no feminino.

No SLS World Championship (street), 30 atletas defenderam o verde e amarelo e o resultado não poderia ter sido melhor. Na final, Pamela Rosa e Rayssa Leal, o fenômeno de apenas 11 anos, ocuparam o topo do pódio. Na etapa anterior, em Los Angeles, as brasileiras também dominaram a prova—mas, daquela vez, Rayssa venceu, com Pamela em segundo. As duas ficam cada vez mais próximas de assegurar uma vaga nos jogos de Tóquio, em 2020, quando o skate faz sua estreia como modalidade olímpica.

No masculino, Kelvin Hoefler também foi destaque conquistando o quarto lugar.

O WS Park Skateboarding World Championship, campeonato da modalidade Park, terminou com um resultado histórico: sete atletas brasileiros entre os finalistas de todas as competições, com dobradinha no pódio masculino.

As competições contam 80 mil pontos para os jogos de 2020, e o time brasileiro promete deixar a torcida orgulhosa. Ao todo, 12 atletas podem conquistar uma vaga para representar o Brasil — seis no park e seis no street.

Tamanha relevância no circuito internacional não acontece da noite para o dia. Ela é fruto da dedicação e talento de campeões como Yndiara Asp, Murilo Peres, Rayssa Leal e Kelvin Hoefler. Os quatro estão trabalhando duro para brilhar em Tóquio e, para chegar lá, contam com o apoio da BV.

A parceria evidencia a importância do apoio de grandes empresas para o fomento ao esporte no Brasil. A BV apoia seis projetos sociais que vêm moldando o futuro do esporte no país — e o skate tem um lugar de destaque nesse time.

Além do apoio aos grandes nomes que estão fazendo jus ao legado de lendas como Bob Burnquist, Sandro Dias e Karen Jonz, a BV também se tornou patrocinadora do WS Park Skateboarding World Championship e do SLS World Championship.

E, para garantir o futuro desse esporte tão promissor, a BV também apoia a iniciativa do lendário Bob Burnquist. O multicampeão das quatro rodinhas já reformou cinco pistas de skate pelo país e distribuirá kits modulares com rampas, corrimãos e obstáculos para formar circuitos em escolas públicas, democratizando ainda mais o acesso ao esporte. 

“O skate só cresce no Brasil, é um dos três esportes mais praticados no país. Dessa forma, investimos na base com reformas de pistas, além de patrocinarmos quatro grandes jovens talentos do skate e apoiamos dois dos maiores campeonatos mundiais que foram disputados no Brasil. Isso só consolida ainda mais nossa estratégia de incentivarmos a modalidade”, conta Gabriel Ferreira, presidente do Banco Votorantim.

Com tanto empenho, o Brasil tem tudo para continuar sendo uma potência no cenário do skate por muitas gerações.