POLÍTICA
20/07/2019 11:19 -03 | Atualizado 20/07/2019 15:34 -03

Governadores do Nordeste cobram explicação de Bolsonaro após chamá-los de 'paraíba'

“Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão", disse presidente na manhã de ontem.

Governadores do Nordeste cobraram explicações de Jair Bolsonaro sobre frase pejorativa dita pela presidente em uma gravação na última sexta-feira (19). Na manhã de ontem, Bolsonaro disse ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão [governador Flávio Dino]”. E emendou: “tem que ter nada com esse cara”.

O comentário do presidente partiu de uma conversa informal com Onyx antes de dar início a um café da manhã com jornalistas da imprensa estrangeira no Palácio do Planalto, em Brasília.

Flávio Dino, governador do Maranhão, compartilhou o vídeo:

A conversa foi registrada pela TV Brasil e teve grane repercussão nas redes sociais. Também causou irritação de governadores do Nordeste, que publicaram uma carta alegando “espanto” e “profunda indignação” sobre a declaração do presidente da República. 

“Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população”, informou a carta enviada na noite de ontem. 

“Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”, finalizou. 

A assessoria do Palácio do Planalto informou à imprensa que não vai comentar o assunto.

As críticas sobre a fala tomaram as redes sociais. No Twitter, a hashtag #OrgulhodoNordeste é a mais comentada na manhã deste sábado. Usuários reclamaram do tom negativo do presidente sobre o Nordeste e enalteceram a região brasileira.