NOTÍCIAS
28/01/2019 00:00 -02

Cirurgia de Bolsonaro para retirar bolsa de colostomia deve durar 90 minutos

Procedimento será realizado no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Reuters
Presidente Jair Bolsonaro será submetido a cirurgia nesta segunda-feira (28).

O presidente JairBolsonaro (PSL) realiza nesta segunda-feira (28) a cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia.

O procedimento cirúrgico será realizado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Enquanto se recupera, a Presidência da República deve organizar uma estrutura no hospital para que o presidente possa fazer os seus despachos.

Bolsonaro também terá a companhia da primeira-dama, Michelle, durante todo o período de internação. 

De acordo com o cirurgião geral Rodrigo Slaibi, especializado em proctologia, a cirurgia a que o presidente vai se submeter nesta segunda não é de alto risco. O procedimento tende a ser simples, mas eventuais complicações dependem de variáveis, como a idade e histórico de cirurgias do paciente.

O fechamento da colostomia equivale à reconstrução do trânsito intestinal. Isso quer dizer que será preciso abrir novamente o abdome e religar as alças do intestino grosso para que o funcionamento do intestino volte ao normal. Assim, o paciente não precisará mais utilizar a bolsa coletora de fezes.

Cirurgias como essa duram, em média, 90 minutos.

Entretanto, caso esteja muito obstruído o canal do intestino grosso onde foi conectada a bolsa, a operação pode levar de 3 a 4 horas.

Bolsa de colostomia

Bolsonaro usa uma bolsa de colostomia desde que foi alvo de facadas durante um ato de campanha, em Juiz de Fora, no dia 6 de setembro. A facada atingiu o intestino grosso.

O presidente já havia sido submetido a duas cirurgias, uma na Santa Casa de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e outra no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. 

O presidente passou 22 dias internado. A bolsa de colostomia funciona como um intestino externo e possibilitou assim a recuperação do intestino grosso e delgado.

A previsão é de que o período de recuperação dessa nova cirurgia de Bolsonaro dure de 10 a 12 dias.