COMPORTAMENTO
25/03/2019 08:04 -03

Como estimular a criatividade? Talvez se afastar seja a melhor ideia

O que fazer com aqueles dias em que nada parece ser uma boa ideia?

10'000 Hours via Getty Images

Bloqueio criativo, quem nunca? Como lidar com aqueles dias em que nada parece ser uma boa ideia? Há uma estratégia que pode te ajudar. 

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Escola de Negócios da Universidade do Texas, em Austin, o melhor jeito para lidar com os apagões criativos é buscar produzir o máximo de ideias e sugestões que você e sua equipe conseguirem, mesmo que elas pareçam bobas ou simples demais.

Depois, é preciso se “afastar” das sugestões para que elas passem por um “período de incubação”.

“A criatividade não é algo instantâneo, mas alguns incentivos podem promover ideias que são como sementes para o pensamento, e aí a criatividade acaba surgindo”, disse Steven Kachelmeier, um dos autores do estudo.

Já é algo estabelecido na literatura acadêmica que o desempenho criativo é reforçado por um período de incubação. Mas esta pesquisa analisou uma nova questão: o que acontece quando você adiciona outros incentivos? 

Kachelmeier e os outros pesquisadores conduziram dois experimentos. No primeiro, eles pediram aos participantes do estudo para criar quebra-cabeças com palavras ou frases usando uma combinação de imagens e letras.

Alguns participantes receberam um valor em dinheiro com base no número de ideias que eles geraram. Outros, receberam apenas por ideias consideradas criativas. Um terceiro grupo recebeu um valor fixo de US$ 25, independentemente da quantidade ou qualidade de suas ideias.

Inicialmente, nenhum dos grupos superou o grupo que ganhou um salário fixo. Mas, após o período de “incubação” de 10 dias, os pesquisadores analisaram que aqueles que foram pagos para produzir o máximo de ideias levaram uma vantagem. 

Para os especialistas em negócios, ter esse período de afastamento  combinado com um incentivo é bem mais eficiente do que quando as estratégias são usadas isoladamente. 

Mas quanto tempo é necessário para que a ideia amadureça?

“Você precisa descansar, fazer uma pausa e se distanciar - mesmo que isso dure apenas 20 minutos”, explicou Kachelmeier. “A receita para a criatividade é tentar - e ficar frustrado, porque isso pode não acontecer. Relaxe, sente-se. É aí que toda a magia acontece.”