NOTÍCIAS
16/07/2019 02:00 -03

Anatel cria lista para bloquear chamadas indesejadas de telemarketing

Saiba como se cadastrar na lista de "não perturbe".

Bronek Kaminski via Getty Images
O serviço protege o cidadão de importunação por empresas que buscam vender serviços de telefonia, TV ou internet. 

Cansado de receber ligações indesejadas de empresas sobre ofertas e novos planos de consumo? Agora você poderá bloquear chamadas de telemarketing.

A partir desta terça-feira (16) é possível se cadastrar na lista de “não perturbe” para evitar abordagens inconvenientes de empresas de telecomunicações.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a lista é nacional e vale para clientes das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. 

O cadastro poderá ser feito no próprio site da Agência. No entanto, o prazo para a ativação do bloqueio é de até 30 dias. A empresa que descumprir a regra poderá ser multada em até R$ 50 milhões.

Para evitar as chamadas, o consumidor deverá preencher um formulário online. Basta inserir o CPF do dono da linha telefônica e selecionar quais empresas gostaria de bloquear.

O consumidor estará protegido das empresas que buscam vender serviços de telefonia, TV ou internet. Chamadas referentes a pesquisas ou de empresas de outros setores não serão bloqueadas.

No Brasil, nos últimos 3 anos, foram registradas mais de 83 mil queixas sobre ligações de telemarketing.

Estudos que basearam a ação da Agência demonstram que 90% dos brasileiros declararam já ter recebido ligações indesejadas de telemarketing, mas somente 36,8% tentaram bloquear o número e só 11,2% procuraram serviços de proteção do consumidor.