COMIDA
08/11/2019 02:00 -03

6 bebidas naturais que te ajudam a dormir melhor

Uma boa noite de sono é o melhor remédio contra fadiga, irritabilidade e para combater a fome constante. Estas bebidas podem ajudar nisso.

Nem sempre temos bons sonhos. Adultos entre 18 e 60 anos de idade necessitam dormir entre 7 e 9 horas por noite, mas muitos não conseguem nem completar 6 horas de descanso.

Poucas horas de sono pode ter um impacto na nossa saúde. Algumas das causas são falta de atenção, irritabilidade, fadiga, estresse e até aumento da fome. 

Para isso não acontecer, uma noite bem dormida é suficiente ― e algumas bebidas naturais consumidas antes de dormir ou ao longo do dia podem ajudar nisso. 

O site Medical Daily elencou 6 bebidas que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Veja abaixo:

Chá de camomila

Yagi Studio via Getty Images

Este chá não só alivia alguns sintomas da gripe e melhora a saúde da pele combatendo inflamações, mas também melhora a qualidade do sono. Estudos mostram que o consumo de cerca de 400 mg de camomila por 28 dias diretos resultou na melhora da qualidade do sono de voluntários de 60 anos de idade.

Chá Ashwagandha

eskymaks via Getty Images

A Ashwagandha, também conhecida como ginseng indiano, é uma planta em que a raiz e o fruto são famosos por seus poderes benéficos para a saúde, como redução de inflamações, estresse e reumatismo. O chá de Ashwagandha também contém componentes que induzem o sono. Um estudo conduzido em camundongos revelou que um ingrediente ativo nas folhas da planta chamado de Trietilenoglicol promove o sono, o relaxamento e o bem-estar. 

A planta, no entanto, não deve ser consumida por pessoas que têm doenças autoimunes, grávidas ou lactantes. 

Chá de hortelã

aaron007 via Getty Images

Beber chá de hortelã pode ajudar na digestão após o jantar e, consequentemente, prevenir possíveis desconfortos noturnos. Apesar disso, a planta não deve ser consumida com outros remédios, então é preciso consultar um médico antes de misturar o chá com medicamentos. 

Chá de Valeriana

MilenaKatzer via Getty Images

A planta é normalmente usada entre mulheres na menopausa que têm dificuldades para dormir. Tomar chá ou consumir cápsulas de valeriana melhora a qualidade do sono em até 30% entre mulheres, segundo estudo. 

Suco de cereja

Fotoatelie via Getty Images

Parece estranho, mas pesquisas comprovaram que beber dois copos de 480 ml de suco de cereja por dia pode melhorar as horas de sono. A frutinha contém triptofano, um aminoácido que ajuda a formar melatonina, hormônio responsável pelo ciclo do sono. 

Um estudo revelou que o suco de cereja ajudou a combater a insônia de voluntários com 50 anos de idade ou mais. 

Leite 

serezniy via Getty Images

Os pais estavam certos ao darem um copo de leite aos seus filhos antes de dormir. Assim como a cereja, o leite tem triptofano. 

Se você não quiser beber leite de vaca, sem problemas. O aminoácido que ajuda a regular o sono também está presente no leite dourado e nos leites vegetais, como leite de amêndoas.